V Curso de Produção de Cerveja Artesanal

Evento

: Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, Goiânia

: Regional

: 26 a 27 Outubro 2018

V Curso de Produção de Cerveja Artesanal

O Projeto Cervejamos apresenta o V Curso de Produção de Cerveja Artesanal, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2018, na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, Goiânia. O curso será ministrado pelo professor Francielo Vendruscolo, do curso de Engenharia de Alimentos, e demais colaboradores do Projeto.

Com duração aproximada de 8 horas, o curso tem por objetivo capacitar pessoas interessadas em desenvolver suas próprias cervejas. Não é necessária experiência e, aos que já estiverem desenvolvendo suas próprias cervejas, será um momento de aprendizado no meio acadêmico. No evento, apresentaremos os principais ingredientes utilizados no preparo e elaboração de cervejas (composição, funções e características); posteriormente, será realizada uma produção de 20 litros de cerveja, sendo que os inscritos participarão de todas as etapas do preparo, inclusive do engarrafamento de uma cerveja previamente preparada e, ao final do evento, serão entregues certificados de participação.

O investimento é de R$ 210,00. Ficou interessado? Preencha o formulário no endereço https://goo.gl/forms/vAi9aNUW4OaevfEx1 e lhe enviaremos o boleto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cervejamos@hotmail.com, ou via telefone: (62) 3521-1615 / (62) 99666-9761.

Programação:

Dia 26 de outubro de 2018 (19h00 - 22h00) - momento teórico

- Introdução à cultura cervejeira;

- Matérias-primas: características, composição e funções do malte, lúpulo, levedura e água mineral;

- Principais etapas do processo de produção de cervejas;

- Principais equipamentos e utensílios utilizados na elaboração de cervejas;

- Apresentação das características vitais das cervejas.

Dia 27 de outubro de 2018 (8h00 - 13h00) - momento prático

- Elaboração de cerveja artesanal (moagem, mosturação, filtração, fervura, whirlpool e resfriamento);

- Preparo do fermento, inoculação e acompanhamento da fermentação;

- Preparo do priming e engarrafamento de cerveja;

- Envase com carbonatação forçada (CO2);

- Encerramento e entrega de certificados;

- Não será realizada degustação de cervejas.