Banner Classificação dos Solos

Projeto de extensão "Classificação de Solos" da EA-UFG é listado em publicação que reúne iniciativas brasileiras de educação em solos

Em 01/07/20 08:06.

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) lançou uma obra que reúne 77 iniciativas de todo o Brasil, que estão cadastradas no “Levantamento de Iniciativas de Educação em Solos” da SBCS. Dentre elas, consta o projeto de extensão do Professor Glenio Guimarães Santos, da Escola de Agronomia da UFG.  A publicação pode ser acessada clicando aqui.

O Professor Glenio esclarece que o  projeto tem como finalidade montar um museu sobre os diferentes tipos de solo, o qual tem encontrado alguns entraves, como a disponibilidade de amostras de tipos de solo e a falta de recursos financeiros. Ressalta, ainda, a importância de as pessoas conhecerem mais sobre o tipo de solo que manipulam, e como isso afeta a produtividade. Para ele, esse conhecimento sobre solos pode fomentar uma manipulação mais assertiva e correta do solo, atendendo, inclusive, os objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU). Além de levar conhecimento prático para os produtores rurais, o projeto "Classificação de Solos" busca atingir outro público externo à Universidade, que são os alunos do ensino básico de Goiânia.

Atualmente, o projeto encontra-se em fase de montagem dos monólitos. Nesse processo, Glenio conta com o auxílio dos alunos da EA, que coletam as amostras de solos.