Notícias
Agricultoras da COOPFAS participam do “ensaio geral” da Agro Centro-Oeste Familiar
A cooperativa jataiense aposta em produtos artesanais derivados do mel para a exposição da feira

Por Tiago Gebrim
Fotos: Weber Félix

Agricultores de Jataí, os representantes da Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar do Sudoeste Goiano (COOPFAS), participaram, no dia 8 de maio, do “ensaio geral” para a Agro Centro-Oeste Familiar. Maria Lúcia da Silva e Lázara Batista dos Santos Souza, por exemplo, trouxeram artesanatos e produtos derivados de mel para mostrarem um pouco do que pretendem expor na feira.

Elas explicaram que a sua cooperativa não possui produção própria, e sim age como intermediária da relação entre o comércio e a produção familiar. No caso da Agro Centro-Oeste, a produção familiar representada será a dos apicultores. Lázara Batista afirma que o maior objetivo da participação da COOPFAS na feira é “divulgar o projeto de apicultura, os espaços de reserva legal conciliados que servem de produção e mostrar que apicultura não é só mel”.

Muito pelo contrário, como enfatiza Maria Lúcia, existem inúmeros derivados como cera, pólen, própolis, spray bucal, gel esfoliante, sabonetes, entre outros. Dessa lista de produtos, muitos serão exibidos na Agro Centro-Oeste. Quatro representantes da Cooperativa virão para a feira, em junho.

Impasse – Para Lázara, há expectativa de divulgar os produtos e o trabalho, mas também expor a real dificuldade da cooperativa, que é a financeira: “As pessoas falam que o bicho de sete cabeças é a vigilância sanitária, é adequar-se às normas da vigilância, mas não é. A dificuldade é a financeira. Se tem dinheiro, você constrói seu estabelecimento de acordo com o que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pede”.

A cooperada, contudo, não deixou de ressaltar o aspecto da dificuldade em relação às referidas normas dos órgãos de vigilância sanitária: “As normas de estrutura previstas pela Avisa não se adequam a uma pequena produção”. De acordo com Lázara as normas foram feitas pensando nos grandes estabelecimentos produtores e não levam em conta as particularidades do pequeno produtor. Temas pertinentes a esse debate, como construção da agroindústrias e preparação e comercialização de alimentos, serão destaque nos seminários da Agro Centro-Oeste Familiar. Confira a programação: http://www.agro.ufg.br/agrocentro/seminarios.html.

Fonte: Ascom/UFG

Veja mais notícias »