Agro-Centro Oeste 2012 reafirma a importância da agricultura familiar
Abertura do evento, realizada dia 13, contou com a presença de autoridades do município e do estado de Goiás

Por Anamaria Rodrigues
Fotos: Carlos Siqueira

Foi na quarta-feira, 13 de junho, que teve início a Agro Centro-Oeste Familiar, feira de agricultores promovida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com instituições públicas e privadas, movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores do campo e cooperativas de agricultores. A abertura foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia. Estavam presentes na mesa de abertura, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o reitor do Instituto Federal Goiano, Vicente Pereira de Almeida, o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Sebba Júnior, entre outras autoridades.

Segundo o coordenador geral do evento, Gabriel Medina, a edição 2012 tem como objetivo afirmar a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do estado, para a segurança alimentar e para a geração de renda e emprego. Ele destaca que há também desafios a serem enfrentados. Entre estes, apontou o que considera os principais: a ressignificação do sistema de produção, geralmente centrado na pecuária leiteira, a adoção de tecnologias próprias para a agricultura familiar e o desafio das políticas públicas. Todos esses temas serão discutidos ao longo do evento. Foi abordado ainda, durante a abertura, o fato das políticas públicas serem voltadas, em sua maioria, para a produção em larga escala, visando a exportação, com o consequente fortalecimento do agronegócio e o abandono do camponeses que historicamente resistem ao modelo empresarial de agricultura.

Edward Madureira Brasil, reitor da UFG, lembrou que uma feira como essa não passava de um sonho, em 2000. Hoje a feira “simboliza que é possível fazer coisas diferentes, grandiosas e de qualidade, onde o conhecimento seja preservado e valorizado”, afirmou o reitor.

Ele também anunciou que a UFG e seus parceiros conseguiram arrecadar recursos para a criação do Centro de Referência em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável, que será construído em área pertencente à universidade no município de Caldas Novas. O Centro terá como objetivo formar mão de obra para a agricultura familiar de todo o país.

Fonte: Ascom/UFG