Agro Centro-Oeste 2013 será a feira dos agricultores familiares

A Universidade Federal de Goiás, grupos e entidades parceiras, com o apoio da Escola de Agronomia, da Faculdade de Nutrição e da Escola de Veterinária e Zootecnia, vão promover de 12 a 15 de junho a Feira Agro Centro-Oeste Familiar. O evento será voltado para a discussão das diversas questões que envolvem a Agricultura familiar, como o acesso ao crédito e a políticas públicas de incentivo à produção.

O evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal do Campus Samambaia da UFG. Artigos produzidos por agricultores familiares serão expostos durante a Feira, que é a maior do gênero no Centro-Oeste. Artesanatos, compotas, pimentas, polpas de frutas, polvilhos, pescados, hortaliças e orgânicos vão poder ser adquiridos diretamente dos produtores.

Cursos e seminários também estão previstos durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2013. Os temas incluem a produção de alimentos, segurança e educação alimentar, os prejuízos aos agricultores familiares causados pela expansão do agronegócio, o uso indiscriminado de agrotóxicos, agricultura orgânica, produção de sementes e os mais variados assuntos que interessam diretamente aos agricultores.

Os estudantes interessados em participar da Feira podem apresentar trabalhos, como artigos acadêmicos, no Seminário Científico. Alunos e empresas terão a oportunidade de expor máquinas agrícolas, protótipos e outros experimentos na Mostra Tecnológica.

A programação cultural da Agro Centro-Oeste está extensa e se destaca pela valorização das manifestações culturais de raiz e da participações de grupos como a Cooperativa de Bordadeiras Bordana, que organizará um desfile de moda, e do cantor goiano Pádua. A participação na Feira é gratuita e livre. Caravanas estão sendo organizadas em diversas partes do Estado e em outras regiões do país para prestigiar o evento.

Rodada de Negócios e Serviços

Como forma de contribuir para a divulgação e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar (AF), a Agro Centro-Oeste Familiar 2013 vai abrir suas portas para os agricultores. Cooperativas de Todo o Estado vão participar do evento, podendo vender sua produção. Serão colocadas à disposição do público hortaliças, frutas e seus derivados, alimentos industrializados, orgânicos e quitutes caseiros.

A Agro Centro-Oeste Familiar 2013 será uma oportunidade única para que a população conheça a importância da AF para o país. Por meio de uma parceria com o SEBRAE e a empresa Gestão e Elaboração de Projetos em Assessoria à Agricultura Familiar (GEPAAF - empresa), será feita uma rodada de negócios e serviços com os produtos oferecidos.

Para quem visitar a feira neste ano, serão colocadas à venda iguarias provenientes da AF, como: produtos artesanais, ervas medicinais, defumados, peixes, doces, cachaça artesanal, açafrão, café, pimenta, conserva de guariroba, farinha e polvilho de mandioca, rapadura e mel, entre muitos outros.

Entre as empresas e instituições interessadas na compra de produtos da Agricultura Familiar e que confirmaram presença no evento e na Rodada de Negócios e Serviços estão: Grupo Pão de Açúcar, Tribo do Açaí, República da Saúde, Pousada Monjolo, Obelisque Restaurante e diversas escolas estaduais.

Agro Centro-Oeste Familiar 2013 Data: 12 a 15 de junho
Local: Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal - Câmpus Samambaia da UFG
Contato: www.agro.ufg.br/agrocentro
E-mail: agrocentrooestefamiliar@gmail.com