Notícias
Agro Centro-Oeste Familiar fortalece trabalho com sementes crioulas
O cultivo destas variedades de sementes fortalece a agroecologia e resgata a identidade dos povos do campo

Durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2013, mulheres e homens ...da cidade e do campo conhecerão mais sobre sementes crioulas no estande do Movimento Camponês Popular. Durante os quatro dias de evento serão expostas sementes de hortaliças, flores e de cultivos básicos como arroz, feijão, trigo e milho de diversas cores, formas e tamanhos.

Variedades crioulas promovem a soberania alimentar dos povos, que adquirem a posse das sementes, não necessitando comprá-las a cada safra, ao contrário das híbridas ou transgênicas. “Diversas famílias camponesas não tinham dinheiro para plantar porque o custo era muito alto. Escutamos vários relatos sobre o cultivo de variedades crioulas ter resgatado a possibilidade do camponês e da camponesa produzir alimento”, ressalta Ezequiel Gonçalves, integrante da coordenação do MCP.

As experiências do movimento comprovam que sementes crioulas podem produzir mais alimentos com menor custo que as híbridas ou transgênicas. O cultivo é agroecológico, produzindo comida mais saudável e contribuindo para a preservação ambiental. Os ensaios adaptam as sementes ao solo, clima e manejo das comunidades, aumentam a produtividade e ampliam o conhecimento das famílias camponesas através das pesquisas participativas.

O trabalho com sementes crioulas resgata a identidade dos povos do campo, mantendo tradições, pratos típicos e toda a mística que cerca as famílias. É uma alternativa economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justa. A valorização do conhecimento local é de fundamental importância nestes tempos em que comunidades camponesas inteiras estão desaparecendo, pressionadas por agrocombustíveis e plantações voltadas ao mercado financeiro.

Marina Muniz Mendes/ Comunicação MCP

Veja mais notícias »