Agro Centro-Oeste Familiar terá Dia de Campo
No dia 13 de junho, a partir das 9h, integrantes da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) apresentarão experimentos sobre recuperação de áreas degradadas, sistemas agroflorestais, compostagem etc.

Como parte da programação da Agro Centro-Oeste Familiar, a Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) oferecerá aos participantes da feira um Dia de Campo. Na ocasião, serão apresentados trabalhos referentes à agricultura familiar, desenvolvidos por professores, técnicos administrativos e estudantes. Os temas abordados serão referentes a compostagem, recuperação de áreas degradadas, sistemas agroflorestais, mandala agrícola, entre outros.

As atividades do Dia de Campo irão ocorrer em toda a área da EA, no dia 13 de junho, quarta-feira, entre 9h e 12h, com facilitação do professor Wilson Mozena. As demonstrações dos trabalhos e dos experimentos da EA serão divididas por “estações” (veja no mapa abaixo). O momento será oportuno para observação, esclarecimento de dúvidas e troca de informações. A expectativa é que cerca de 200 pessoas, entre agricultores, estudantes e profissionais, acompanhem o Dia de Campo. A entrada é gratuita, todos os interessados estão convidados.

Abertura – Logo após o Dia de Campo, a Agro Centro-Oeste Familiar iniciará a solenidade de abertura do evento. A partir das 13h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia (câmpus 2) da UFG, haverá apresentação da Orquestra dos Violeiros de Nazário. Em seguida, às 14h, uma mesa-redonda, presidida pelo reitor da UFG Edward Madureira Brasil, receberá autoridades e dará boas-vindas aos participantes da feira.

Dia de campo em etapas:

Compostagem – Como realizar uma boa compostagem com baixo custo de investimento e alto valor agregado. Será visitada a compostagem empregada para recomposição da flora nativa do cerrado na EA-UFG.

Pinhão manso – Será mostrada uma a área experimental com nutrição e irrigação de pinhão manso. Esta cultura é utilizada para o produção de biodiesel e é uma opção para geração de renda ao agricultor familiar.

Recuperação de área degradada – Uma área de proteção permanente próxima à represa da EA/UFG está sendo recuperada, a partir da utilização de plantas nativas do Cerrado e adubos verdes na cova. Nesta área, será apresentada a Apeiba, uma planta nativa do Cerrado que pode gerar renda com o uso de produção de óleo, entre outras aplicações.

Mandala – Será demonstrada uma área de produção de alimentos integrada com produção de aves em formato circular. Tal iniciativa visa garantir a segurança alimentar da família e a geração de renda.

Casa Zero Emissão – Será apresentado um projeto de casa para agricultor familiar com base na técnica da bioconstrução. A ideia é investigar alternativas para o uso eficiente e sustentável de energia.

Sistemas Agroflorestais – Será apresentada uma área com várias frutíferas de Cerrado, em que se emprega adubos verdes para proporcionar melhor qualidade do solo.

Pequi – Ensaio com irrigação e adubação orgânica na cultura do pequi.

Adubos Verdes – Serão apresentados adubos verdes consorciados com milheto para melhorar atributos químicos, físicos e biológicos do solo.

Biofertilizantes – Serão mostrados biofertilizantes a base de várias plantas entre elas o Pequi na melhoria da resistência da planta a pragas e doenças e na nutrição de plantas.

Agricultura Urbana – Soluções simples para numa pequena área (quintal, varanda, vasos etc.) produzir alimentos baratos e sadios.

Roteiro do dia de campo:

Serviço: Dia de Campo na Agro Centro-Oeste Familiar
Data: 13 de junho
Hora: das 9h às 11h
Local: Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG (EA/UFG)
Público: Agricultores, estudantes, técnicos agrícolas e demais interessados.
Facilitação: Professor Wilson Mozena (wilsonufg@gmail.com)
Mais informações: (62) 3521-1311 e 3521-1530

Fonte: Ascom/UFG