Assentados recebem ministro Pepe Vargas e presidente do Incra na Agro Centro-Oeste Familiar

Reunidos em 40 estandes no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), assentados do Incra e agricultores familiares da região Centro-Oeste recepcionaram o ministro Pepe Vargas e o presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes, em visita à Agro Centro-Oeste Familiar, aberta na tarde desta terça-feira (12), em Goiânia.

Na chegada ao evento, o ministro conversou com representantes de movimentos sociais, recebeu pautas reivindicatórias e afirmou que o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Incra têm conhecimento das demandas e está trabalhando para ampliar os avanços das políticas públicas destinadas ao segmento produtivo da agricultura familiar e reforma agrária. "O MDA e o Incra estão sempre abertos ao diálogo com os movimentos sociais, não apenas nos momentos de marcha, mas, permanentemente", ressaltou.

O ministro explicou que constituiu um Grupo de Trabalho no MDA para estudar formas de substituir o Crédito Instalação - modalidade aquisição de material de construção- que, recentemente, migrou para o Programa Minha Casa, Minha Vida, e pensar modificações nos financiamentos destinados aos trabalhadores rurais.

Terra para reforma agrária

O presidente do Incra reforçou as informações do ministro afirmando que o Instituto está ampliando sua atuação em Goiás. Citou que o Estado, atualmente, possui cobertura de Assistência Técnica para 75% dos assentamentos da reforma agrária, ou seja, mais de cinco mil famílias, e que a meta é ampliar esse atendimento por meio de uma Chamada Pública em fase de contratação. "Estamos ainda trabalhando para vistoriar, num prazo de um ano, 45 mil hectares de terra para criação de assentamentos goianos", informou.

Guedes elogiou a estrutura da Agro Centro-Oeste Familiar, maior feira deste segmento produtivo no Estado, e ressaltou que eventos como este, promovido pela Universidade Federal de Goiás, leva o debate da reforma agrária para a sociedade e para os bancos da academia. "Precisamos refletir o que nosso agricultor representa e pode contribuir para o público do campo e da cidade, já que a agricultura familiar e a reforma agrária, de acordo com o IBGE, respondem por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira", destacou.

Variedade

A comitiva formada pelo ministro, presidente do Incra, parlamentares federais, professores universitários e presidente de cooperativas e de federações de agricultores percorreu os estandes, conheceu parte do artesanato, da culinária, das quitandas, das frutas e grãos dos povos do Cerrado. Na lista de iguarias, estão o doce de buriti, a geléia de cagaita, o doce de feijão orgânico, os doces de chocolate com baru e coco, o mel agroecológico e, ainda, cachaças. "Essa diversidade reflete a riqueza do que pode ser produzido e extraído da terra de forma sustentável e respeitosa ao meio ambiente", frisou o superintendente do Incra em Goiás, Jorge Tadeu Jatobá Correia.

Parceria e Negócios

Neste ano, com maior espaço para os trabalhadores rurais assentados, a Agro Centro-Oeste Familiar completa seis anos de parceira efetiva entre o Incra, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Universidade Federal de Goiás. A feira, que acontece de 12 a 15 de junho, das 8h30 às 20h, no Campus Samambaia da UFG, espera receber mais de 30 mil visitantes.

Além do apoio à UFG na realização da feira, a autarquia investiu no transporte dos expositores, das mercadorias e colaborou com a organização do evento, que contou com 40 assentados do Incra. Nestes quatros dias, eles terão contato direto com o mercado através das rodadas de negócio e da proximidade com o público consumidor, incluindo supermercados e as prefeituras, que devem adquirir produtos da agricultura familiar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Fonte: ASCOM/ Incra