Notícias
Associação de Mulheres mato-grossenses vai participar da Agro Centro-Oeste
Grupo foi criado para garantir a autonomia produtiva e econômica de mulheres rurais

A Associação Regional das Produtoras Extrativistas do Pantanal (ARPEP), de Cáceres (MT), vai expor produtos durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2013. A ARPEP é formada por 30 mulheres que produzem bolachas enriquecidas com mesocarpo de babaçu, pães enriquecidos com baru, baru torrado, farinha de pequi, farinha de baru e bolachas enriquecidas com baru. As associadas Maria Alves Miranda e Wanda Carneiro Geraldes vão representar o grupo durante a Feira.

História

A ARPEP foi criada em julho de 2009, com o objetivo de garantir a autonomia produtiva e econômica de mulheres rurais, através do manejo agroecológico da produção e geração de renda no sudoeste do mato grosso. No inicio, os grupos eram informais, realizando dentro de suas comunidades/assentamentos trabalhos de promoção de agroecologia através de debates e oficinas sobre a diversificação da produção e valorização da mulher.

Desde 2005, os grupos começaram a se organizar através de projetos demonstrativos de manejo e beneficiamento dos frutos do cerrado (pequi, cumbaru e babaçu). No decorrer dos anos os grupos foram constituindo uma rede de agroextrativismo na região.

Em 2009, os 08 grupos extrativistas de mulheres constituíram-se em uma associação de caráter regional, a ARPEP – Associação Regional das Produtoras Extrativista do Pantanal. Com a criação da associação, tiveram acesso a programas e mercados de aquisição de alimentos da agricultura familiar e de grupos de mulheres, potencializando os trabalhos de geração de renda para os grupos extrativistas.

Desde 2009, a ARPEP comercializa os produtos alimentícios de base extrativista através de programas como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade de doação simultânea, e por meio da PNAE – Política Nacional de Alimentação Escolar, beneficiando por ano aproximadamente 5.000 pessoas.

A ARPEP produtivamente se estrutura em 04 regiões, sendo 01 comunidade tradicional e 03 assentamentos, que dispõem de quatro unidades de beneficiamento de frutos do cerrado, sendo uma de beneficiamento do pequi, 02 de babaçu e 01 de cumbaru. A Associação produz artigos como Pães, bolachas, mesocarpo e licores enriquecidos com frutos do cerrado.

A gestão da ARPEP é participativa e consultiva em assembleia, com uma diretoria coordenada e gerida pelas próprias mulheres. A ARPEP se tornou uma das referências na produção sustentável de alimentos em mato grosso e mais recentemente nacionalmente quando recebeu da secretaria de políticas para as Mulheres da presidência da república o prêmio “Mulheres Rurais que produzem o Brasil Sustentável”.

O extrativismo se apresenta como um das práticas capazes de garantir a preservação da natureza e ao mesmo tempo garantir a segurança alimentar por meio do fornecimento de alimentos da sociobiodiversidade riquíssimos nutricionalmente. Consequentemente, tem gerado renda no campo e mais uma alternativa a agricultura familiar camponesa a partir dos princípios da Agroecologia. A procura por produtos com base nesses princípios é crescente.

Ascom Agro Centro-Oeste Familiar 2013/ Felipe Homsi, com informações da ARPEP

Veja mais notícias »