Notícias
Camponesas do MCP expõem artesanatos na Agro Centro-Oeste
Trabalho das artesãs gera autonomia e renda para mulheres camponesas

Entre as participações do Movimento Camponês Popular (MCP) na Agro Centro-Oeste Familiar 2013 está a exposição e venda de artesanatos confeccionados por mulheres camponesas de diversos municípios goianos. Durante o evento os participantes vão conhecer bolsas, tapetes, cadeiras, flores, bonecas, anjos, santos e uma série de outros artesanatos confeccionados com a palha do milho, fibra de bananeira, casca de árvores, bucha vegetal e sementes do cerrado.

Maria Isabel Pereira, conhecida como Belinha, mora na zona rural de Orizona (GO), e vai percorrer 150km até Goiânia para apresentar seu trabalho. “A venda da espiga de milho sempre foi a principal fonte de renda da minha família, mas isto está mudando. Eu, junto com as mulheres da minha comunidade, estou conquistando autonomia através do uso da palha do milho para artesanato. Antes a palha era descartada, agora ela serve para aumentar a renda”, afirma a camponesa.

A iniciativa valoriza a cultura camponesa e a mulher. São as mãos de Belinha que dão forma à criatividade. “Eu amo este trabalho, porque a gente vê que a partir da natureza a gente transforma muita coisa. Eu gosto tanto que quando estou mexendo com o artesanato o dia passa e eu nem vejo”, conta.

O milho utilizado é o crioulo, cultivado de forma agroecológica, com boa produtividade, sem o uso de caras tecnologias e que resgata o saber dos povos do campo. Variedades que produzem palhas coloridas são cultivadas, não sendo necessária a aplicação de coloração artificial nos artesanatos, geralmente de cheiro forte, altamente inflamável e prejudicial ao meio ambiente.

Fonte: Ascom/MCP

Veja mais notícias »