Começa a Agro Centro-Oeste 2013 em dia de entusiasmo para o agricultor familiar
Embrapa Arroz e Feijão participou apresentando equipamentos de pequeno porte, destinados especificamente ao uso na agricultura familiar

A abertura da 11ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar foi realizada na tarde do dia 12 de junho, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal – Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, evento que se estende até o próximo dia 15, reunindo especialmente produtores da agricultura familiar, cooperativas, extencionistas rurais, pesquisadores, professores e alunos de ciências agrárias, além de membros e representantes municipais, estaduais e federal.

A abertura do evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e instituições parceiras da Agro Centro-Oeste, entre elas o Instituto Federal Goiano (IF Goiano); Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Prefeitura Municipal de Goiânia; Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (Cooperafi); Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFG (Cecane); Coletivo Magnífica Mundi da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG; Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar da Escola de Agronomia da UFG (Gepaaf) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A comitiva formada pelo ministro Pepe Vargas, pelo presidente do Incra, parlamentares federais, professores universitários, presidente de cooperativas e de federações de agricultores percorreu os estandes, conheceu parte do artesanato, da culinária, das quitandas, das frutas e grãos dos povos do Cerrado: "O Ministério do Desenvolvimento Agrário não poderia se furtar a apoiar este evento e tenho certeza de que é possível estabelecer as melhores parcerias em favor da Agricultura Familiar", disse o ministro em sua fala de abertura do evento.

Por sua vez, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, destacou a expansão da Agro Centro-Oeste como um dos principais eventos da região: "o tempo passou e as parcerias se fortaleceram, a Agro Centro-Oeste ficou maior e este evento é cada vez mais representativo para o Estado de Goiás e para o país e tudo nesse evento é decidido de forma coletiva", observou Edward.

Durante os quatro dias da feira, a Embrapa Arroz e Feijão também participa, apresentando equipamentos de pequeno porte, destinados especificamente ao uso na agricultura familiar, desenvolvidos pela equipe de mecanização do centro de pesquisa de Goiás. São expostas seis máquinas, três Trilhadoras e três Abanadoras, equipamentos que facilitam e vigorar os trabalhos de pequenos produtores de arroz, feijão, milho e outros grãos.

Além dos equipamentos, os visitantes da feira poderão assistir a demonstração do Totem de Tecnologias e o Kit Embrapa de Ordenha Manual. Esse Totem de Tecnologias é um equipamento portátil e se assemelha a um terminal de autoatendimento bancário onde o usuário tem contato com informações organizadas e de fácil acesso sobre pecuária de leite que são direcionadas a pequenos produtores, técnicos, extensionistas, assentados da reforma agrária e quilombolas. Já o Kit Embrapa de Ordenha Manual é uma tecnologia social e constitui-se de um conjunto de utensílios, peças, insumos e procedimentos de baixo custo que possibilita aos pequenos produtores produzir leite com reduzida contagem bacteriana. No estande da Embrapa são exibidos ainda vídeos e manuais didáticos, de fácil compreensão, com todos os passos para a fabricação dos equipamentos demonstrados, a baixo custo e com rapidez.

Hélio Magalhães (4911 MTb/MG)
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Arroz e Feijão