Concurso irá premiar projetos de ciência desenvolvidos por escolas

O que é?

Uma ação educativa, em forma de concurso, voltada para crianças de instituições de ensino fundamental de todas as regiões brasileiras. Fruto de parceria entre o projeto Embrapa & Escola e o Site Contando Ciência na Web (http://ccw.sct.embrapa.br/), a ação faz parte das comemorações de aniversário de 40 anos da Embrapa.

Qual é o objetivo?

Premiar os cinco melhores projetos de ciência desenvolvidos conjuntamente entre professores e alunos. A premiação será em abril de 2014, durante o evento Ciência para a Vida, em Brasília. Além da viagem à capital, as escolas vencedoras (uma por região) receberão um kit do projeto Minibibliotecas, além de 100 mochilas ecológicas e agendas.

Como serão escolhidos os projetos vencedores?

Para escolher os melhores trabalhos, serão considerados os critérios de inovação, criatividade, sustentabilidade, impacto na comunidade e benefício gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno.

Como será a ação dentro da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2013?

Ampliando a parceria com a Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2013, a Embrapa decidiu fazer o lançamento regional do concurso no Espaço de Educação Ambiental, durante a realização do evento. Como haverá visitas de escolas municipais de Goiânia nos dias 13 e 14, nos períodos da manhã e da tarde, aproveitaremos a oportunidade para nos aproximarmos do público infantil e das escolas, distribuindo material de divulgação científica para as crianças e convidando os professores a participarem do concurso, incentivando os alunos a desenvolverem projetos sobre o tema “Preservação da diversidade genética para garantia da segurança alimentar no mundo”. Os alunos receberão um kit com algumas publicações da Embrapa e os professores receberão um kit especial, no qual constará, além das mesmas publicações que as crianças receberão, uma carta-convite nominal para cada escola formalizando o convite e o edital do concurso, com todas as orientações para as escolas que decidirem participar.

Fonte: Camilla Oliveira/ EMBRAPA Arroz e Feijão