Notícias
Cooperativa de Uruana traz orquestra de violeiros
Músicos do município foram os primeiros a confirmar participação na programação cultural da Agro Centro-Oeste Familiar

A Cooper Uruana será responsável por uma noite de cultura e alegria na Agro Centro-Oeste Familiar. Agricultores vinculados à cooperativa convidaram os músicos da Orquestra de Violeiros do município para entoar as músicas de raiz que mais povoam o nosso imaginário: “Regressando a Goiás”, “Minha Infância”, “Meu Passado”, entre outras.

Fundada em março de 2001, a Orquestra de Violeiros de Uruana é liderada por Gilmar do Prado e conta com a participação ativa de 13 músicos. O grupo já fez mais de 400 apresentações e lançou em 2012 o seu terceiro disco. Para os agricultores de Uruana, a vinda da Orquestra é importante para a valorização da cultura e dos talentos artísticos da região.

Produtos – Além de contribuir com a programação cultural da Agro Centro-Oeste Familiar, a Cooper Uruana também fará exposição de produtos como a melancia, a banana maçã e o artesanato. Atualmente, o leite é a principal fonte de renda dos agricultores da região, em razão da presença de laticínios em Uruana, no entanto, esse produto não será exposto ou comercializado nos dias da feira.

Os agricultores consideram ser a produção de melancia o seu principal potencial, sobretudo para o futuro. “Nosso sonho é construir uma agroindústria e fabricar o doce de melancia, tão frequente por aqui”, comentou Maria de Lourdes, presidente da Cooper Uruana, na ocasião de uma visita feita à UFG, no mês de abril.

A Cooper Uruana terá um estande na feira, aberto nos quatro dias de evento, de 13 a 16 de junho. No dia 15, em especial, uma caravana de agricultores acompanhará ainda a programação de seminários e cursos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFG

Veja mais notícias »