Notícias
Cooperativas falam sobre agroindústria e qualidade de alimentos
Seminário que acontece nesta quinta-feira (14/6) reunirá a experiência de agricultores no processo de construção de estabelecimentos industriais e comerciais. A ideia é estimular uma produção camponesa cada vez mais organizada, certificada e de qualidade

A partir de hoje (14/6), serão realizados, dentro da programação da Agro Centro-Oeste Familiar, quatro seminários por dia, no período vespertino. Essas atividades têm como objetivo refletir sobre a realidade da agricultura familiar, apontando problemas e propondo soluções. Um dos temas abordados nesta quinta-feira é o da “agroindústria familiar”, um empreendimento industrial e comercial de pequeno porte cujas funções básicas são de organizar a produção, beneficiar alimentos e garantir um padrão de qualidade para os produtos comercializados.

Na ocasião, cooperativas de agricultores de Bom Sucesso e Nazário (Aprobom), Pirenópolis (Promessa do Futuro), Goiânia (Coopcerrado) e Jataí (Coopfas) farão relatos de experiências, narrando como foi ou como tem sido a implantação de agroindústrias em seus municípios. Em seguida, profissionais de vigilância sanitária falarão sobre certificação de produtos e normas técnicas que devem ser seguidas para que seja estabelecido um padrão de qualidade para os alimentos.

O tema da agroindústria nem sempre é consenso entre os agricultores, uma vez que a inserção de um empreendimento industrial e comercial em qualquer localidade requer adesão a processos burocráticos e a exigências por padronização. Exigências estas que exigem gastos e nem sempre são condizentes às condições de produtores e trabalhadores. No entanto, é reconhecida a necessidade, sobretudo, de trocar informações. Por isso, os objetivos do seminário são de, por um lado, revelar o resultado do trabalho dos agricultores e, por outro, aproximar as pessoas do campo dos órgãos de inspeção e fiscalização sanitária. É proponente desta atividade a Associação dos Produtores de Bom Sucesso e Nazário (Aprobom).

Também são realizados nesta quinta-feira debates sobre uso de agrotóxicos no campo, organização da produção, envolvimento de prefeituras com a agricultura familiar e, por fim, possibilidades de comercialização de alimentos produzidos pelas comunidades quilombolas. Os seminários ocorrem sempre no período vespertino, de 14h às 17h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal do Câmpus Samambaia (câmpus 2) da UFG, no Auditório da Biblioteca Central e no Instituto de Estudos Socioambientais. Confira a programação completa em: www.agro.ufg.br/agrocentro/seminarios.html.

Serviço: Seminário “Agroindústria Familiar”
Público: Agricultores, representantes de cooperativas, profissionais de saúde e das Ciências Agrárias, demais interessados.
Data e hora: 14 de junho, quinta-feira, das 14h às 17h.
Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. Câmpus Samambaia (câmpus 2) da UFG.

Fonte: Ascom/UFG

Veja mais notícias »