Diversidade musical contempla visitantes da Agro Centro-Oeste Familiar
Coral Ad Gloriam e Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás animaram segundo dia do evento voltado para a agricultura familiar do estado de Goiás

Por Anamaria Rodrigues
Fotos: Wéber Félix

Em seu segundo dia de realização, a Agro Centro-Oeste Familiar trouxe em sua programação cultural diversas músicas que foram apreciadas por todos aqueles que estavam na feira no final da tarde de quinta-feira (14). O coral Ad Gloriam do IF Goiano, Câmpus Ceres, foi o primeiro a se apresentar. Com um repertório composto por 12 músicas, a plateia pôde apreciar canções populares como “Chalana”, “Minas Gerais” e “Quem me ensinou a nadar”.

O coral surgiu com a chegada do professor Sebastião Rodrigues de Oliveira ao IF Goiano de Ceres há quase 18 anos. O regente trabalha com música desde os oito anos de idade e tem esta atividade como sua grande paixão. Segundo ele, o coral é um elemento de integração entre escola e comunidade, recebendo tanto alunos, professores e servidores, quanto pessoas de fora do instituto.

Norma Fernandes Ribeiro é um exemplo dessa integração. Desde pequena tinha o sonho de cantar, mas morava na fazenda e não poderia deixar seus pais. Após o fim de seu casamento, foi morar na cidade e ao ver o coral cantando na igreja decidiu que era aquilo que queria. Há 17 anos canta no coral e, segundo ela, “Não largo isso por nada”. No dia 16 de setembro deste ano o coral comemorará 18 anos e sua festa se realizará em Ceres com uma apresentação em parceria com a Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Ao som da viola – A programação cultural do dia 14 teve sua continuidade com a apresentação da Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás. Com cerca de 30 integrantes, a orquestra foi regida pelo maestro Geraldo Alves Pereira e tocou oito das mais conhecidas músicas sertanejas. Várias pessoas da plateia deixaram o banco para dançar com quem estivesse disposto a aproveitar o momento. Ao fim do espetáculo, todos pediram bis e receberam como resposta as músicas “Moreninha linda” e “Saudades da minha terra”. Em julho a orquestra completa 30 anos.

Fonte: Ascom/UFG