Educação para manter a diversidade alimentar brasileira
Alunos e educadores da Rede Municipal de Educação participam, em junho, de formações e seminários sobre agricultura familiar previstos para ocorrer durante a Agro Centro-Oeste Familiar

Por Juliana Barcelos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), estará presente na edição 2012 da Agro Centro-Oeste Familiar, que ocorre entre os dias 13 e 16 de junho, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na tradicional feira, educandos e educadores da rede pública da Capital integrarão programações distintas com o objetivo comum de conhecer, discutir e refletir sobre o universo agrícola do Estado de Goiás e a importância da agricultura familiar.

Enquanto os alunos de várias regiões de Goiânia participarão das atividades propostas no Circo da Comunicação da Infância e da Juventude – oficinas, espetáculos teatrais, espetáculos circenses intervenções musicais – profissionais da educação e saúde que atuam no Departamento de Alimentação Educacional (Dale) da SME debaterão sobre a valorização e a utilização dos produtos da agricultura familiar como ingredientes na merenda das instituições de ensino.

A Secretária Municipal de Educação, Neyde Aparecida, avalia a parceria da SME na feira agrícola como uma oportunidade de aprendizado e crescimento para todos. “Participar de momentos como este incentiva os educandos e seus professores a continuarem produzindo saberes. A Agro também é uma oportunidade de manter viva a diversidade alimentar brasileira e de estimular os agricultores familiares à produzirem cada vez mais para reforçar os cardápios escolares”, declara a Secretária.

A Feira
O evento é promovido desde 2000 pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio de entidades parceiras, entre elas a Prefeitura de Municipal de Goiânia. O objetivo desta edição feira é a tentativa de inserção do agricultor familiar na estrutura do agronegócio, estabelecendo como prioridade a formação, a orientação técnica e a tentativa de impulsionar a produção organizada entre os pequenos produtores.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SME