Notícias
Em Itapuranga, todos se preparam para debater demandas da agricultura familiar
Márcia Rabelo, representante da Cooperafi, aponta como interessante o tema da regulamentação dos produtos comercializados

Por Marina Celestino
Foto: Weber Félix

Município com pouco mais de 26 mil habitantes, a 170 km de Goiânia, Itapuranga tem a agropecuária como base econômica. Grande parte da renda da região depende e é organizada pela única cooperativa local, a Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (Cooperafi), que tem o foco na produção de leite e comercialização de hortifrutigranjeiros. De acordo com sua representante nas discussões que antecederam a Agro Centro-Oeste Familiar 2012, Márcia Rabelo, a iniciativa tem 13 anos de existência e conta atualmente com 124 cooperados. “Conseguimos ter uma grande articulação dentro do município, na questão da organização e comercialização. Além disso, não comercializamos só o que nossos cooperados produzem, termos a colaboração de outros produtores que são da agricultura familiar, mas que não são cooperados”, explicou ela.

Para a feira, a cooperativa trará principalmente as frutas e polpas produzidas na região, que serão usadas na alimentação e comercializadas nas feiras que irão ocorrer nesse período. Os produtores também pretendem trazer outros produtos do comércio local, como rapadurinha, alguns doces e biscoito de polvilho. Quanto à participação no evento, a cooperativa está organizando um esquema em parceria com a prefeitura do município, no objetivo de deslocar pelo menos um ônibus com participantes para o evento a cada dia, para que estejam presentes nos seminários e palestras e conheçam o trabalho de outras cooperativas, aproveitando ao máximo a oportunidade de troca de experiências e aprendizado.

Segundo Márcia Rabelo, os agricultores de Itapuranga estão interessados em discutir os problemas que enfrentam como produtores e vão trazer diversas demandas para discussão. “A regulamentação da comercialização de alguns produtos pelos agricultores familiares é uma pauta que queremos discutir. Essa é uma das discussões fortes em que a cooperativa estará inserida, junto com a implantação de um sistema de inspeção municipal a questão da comercialização fora do município”, esclareceu ela.

Para Márcia e os outros membros da cooperativa de Itapuranga, a mudança de diretriz da Agro Centro-Oeste para um foco maior voltado para o agricultor familiar é essencial tanto para a sua valorização como para a significativa parcela da economia nacional que representa. “É de conhecimento geral que os pequenos agricultores são responsáveis por colocar 70% da comida na mesa do brasileiro. Porém, as pessoas não conhecem a dinâmica da vida desse agricultor familiar, quais as dificuldades que ele enfrenta e os entraves que encontra na jornada de produzir o alimento”, disse Márcia.

Fonte: Ascom/UFG

Veja mais notícias »