Embrapa fará exposição de máquinas para a agricultura familiar
Durante a Agro Centro-Oeste Familiar, Embrapa Arroz e Feijão, instituição parceira do evento, apresentará Totem de Tecnologias, Kit de Ordenha Manual, além de equipamentos de pequeno porte

O Núcleo de Apoio à Transferência de Tecnologia no Centro-Oeste da Embrapa Gado de Leite, localizado na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, participará em junho, entre os dias 13 e 16, da edição 2012 da Agro Centro-Oeste, também denominada Agro Centro-Oeste Familiar. O evento é promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio e parceria de entidades como Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Prefeitura Municipal de Goiânia, Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (Cooperafi), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFG (Cecane), Coletivo Magnífica Mundi da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG, além do Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar da Escola de Agronomia da UFG (Gepaaf) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Na ocasião, a Embrapa Gado de Leite apresentará o Totem de Tecnologias e o Kit Embrapa de Ordenha Manual. O Totem de Tecnologias é um equipamento portátil e se assemelha a um terminal de autoatendimento bancário onde o usuário tem contato com informações organizadas e de fácil acesso sobre pecuária de leite que são direcionadas a pequenos produtores, técnicos, extensionistas, assentados da reforma agrária e quilombolas.

Já o Kit Embrapa de Ordenha Manual é uma tecnologia social e constitui-se de um conjunto de utensílios, peças, insumos e procedimentos de baixo custo que possibilita aos pequenos produtores produzir leite com reduzida contagem bacteriana. A utilização do Kit auxilia na realização da ordenha de forma higiênica, por meio de práticas de limpeza dos tetos, detecção de casos de mastite clínica e higienização correta dos utensílios.

Pequeno porte – Durante os quatro dias da feira, a Embrapa Arroz e Feijão também apresentará equipamentos de pequeno porte, destinados especificamente ao uso na agricultura familiar e desenvolvidos pela equipe de mecanização da Empresa, composta por José Geraldo da Silva (pesquisador), Márcia Gonzaga (analista) e pelos assistentes Eli Gonçalves, Wanderley Gomes Neto e Aparecido Tomás. Serão expostas seis máquinas, três Trilhadoras e três Abanadoras, que facilitam e otimizam os trabalhos de pequenos produtores de arroz, feijão, milho e outros grãos. Os equipamentos foram testados, analisadas e seus resultados discutidos entre técnicos e agricultores de todo o estado de Goiás, durante uma série de Dias de Campo, realizada ano passado pela Embrapa, em parceria com a Emater-GO. Os resultados da validação foram apresentados no VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, CBAI, em agosto de 2011.

Além dos equipamentos, os visitantes da feira poderão assistir a vídeos contendo apresentações práticas das máquinas e comentários técnicos de analistas e pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão. Estarão disponíveis, ainda, manuais didáticos, de fácil compreensão, com todos os passos para a fabricação dos equipamentos, a baixo custo e com rapidez. Para mais informações acerca das máquinas e seus manuais, ligue (62) 3533.2171, com Márcia Gonzaga.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embrapa Arroz e Feijão