FGM apoia a realização da Agro Centro-Oeste 2013
Entidade vai promover o Seminário "Os municípios como indutores do crescimento da agricultura familiar"

A Federação Goiana de Municípios (FGM), mais uma vez vem apoiando realizações e eventos que levam benefícios e alternativas para os municípios goianos. A Agro Centro-Oeste 2013 é uma feira destinada aos agricultores familiares. Evento que é realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e parceiros e será nos dias 12 a 15 de junho. Toda a Feira é voltada para a discussão das diversas questões que envolvem a agricultura familiar, como o acesso ao crédito e a políticas públicas de incentivo à produção, e acontecerá no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal do Campus Samambaia da UFG.

A participação da FGM no evento será através da realização do seminário “Os municípios como indutores do crescimento da agricultura familiar”, que buscará conhecer as políticas públicas municipais em favor da agricultura familiar e debater esse modelo de desenvolvimento voltado para o desenvolvimento rural sustentável e solidário. O seminário trará as políticas públicas municipais existentes e ainda fará a reflexão sobre o papel do Estado como garantidor de políticas públicas.

Artigos produzidos por agricultores familiares serão expostos durante a Feira, que é a maior do gênero no Centro-Oeste. Artesanatos, compotas, pimentas, polpas de frutas, polvilhos, pescados, hortaliças e orgânicos vão poder ser adquiridos diretamente dos produtores.

Cursos e seminários também estão previstos durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2013. Os temas incluem a produção de alimentos, segurança e educação alimentar, os prejuízos aos agricultores familiares causados pela expansão do agronegócio, o uso indiscriminado de agrotóxicos, agricultura orgânica, produção de sementes e os mais variados assuntos que interessam diretamente aos agricultores.

A programação cultural da Agro Centro-Oeste está extensa e se destaca pela valorização das manifestações culturais de raiz e da participações de grupos como a Cooperativa de Bordadeiras Bordana, que organizará um desfile de moda. A participação na Feira é gratuita e livre.

Os Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) participarão do evento nos dias 13 e 14 de junho, na promoção de atividades e discussões sobre alimentação escolar e quilombola e a agricultura familiar. No dia 13 será realizado o seminário: “Aspectos Legais para a Execução do Programa de Alimentação Escolar nos Municípios”. O debate é voltado para gestores do PNAE, nutricionistas e membros do Conselho de Alimentação Escolar. E no dia 14 o seminário sobre “Saúde e Alimentação Quilombola”. Este voltado para representantes das comunidades quilombolas no estado de Goiás; gestores das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e Educação; SEMIRA e grupos de pesquisa da UFG. Sendo que nos dois dias as palestras e debates serão no auditório da Biblioteca da UFG do Campus II. Lembrando que a FGM apoia a realização da feira e dos seminários que serão realizados pelo CECANE.

Fonte: FGM