IF Goiano apresenta tecnologia para assentamentos rurais
Minicursos promovidos pela instituição durante a Agro Centro-Oeste Familiar serão voltados a temas como conservação do solo, produção de hortaliças e processamento de leite e derivados

Marcando presença na Agro Centro-Oeste Familiar, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) será responsável por apresentar tecnologias alternativas para assentamentos rurais. Durante os quatro dias de evento, que será realizado de 13 a 16 de junho, agricultores, profissionais da área e visitantes poderão participar de minicursos voltados para as áreas de conservação do solo, produção de hortaliças e processamento de leite e derivados.

As aulas serão ministradas com base nos resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas pelo Instituto em assentamentos rurais da região do Vale de São Patrício por meio do projeto do governo federal, Senar Rondon, edições de 2011 e 2012. Durante uma semana, alunos e professores da Instituição trabalharam em prol dos assentados. O objetivo do IF Goiano é disponibilizar alternativas viáveis para a manutenção e desenvolvimento das terras do pequeno agricultor.

Um exemplo é a proposta de construção de túneis com material plástico para proteger a horta da água da chuva, uma vez que a maioria das hortaliças não é tolerante a excesso de água. “É uma estrutura simples e barata que garante a produção o ano inteiro”, explica o professor do IF Goiano – Campus Ceres, Cleiton Mateus Sousa. Durante o minicurso, o participante poderá ver na prática a aplicação desta técnica por meio de unidades demonstrativas.

Outra técnica que será apresentada refere-se ao controle de erosão por meio da marcação de terraços (também conhecida como curva de nível) com nível de mangueira. A técnica permite o controle do processo erosivo e, consequentemente, a redução da degradação do solo da propriedade. “A nossa intenção é mostrar como o agricultor consegue maior sustentabilidade na produção com práticas de baixo custo”, explica o professor do IF Goiano – Campus Ceres, Roriz Luciano Machado.

A oferta deste minicurso foi selecionada diretamente pelos agricultores envolvidos na organização e participação no evento, que se mostraram bastantes interessados no tema. Além de tecnologias para assentamentos, o IF Goiano levará para a Feira assuntos voltados para a criação de ovinos e produção de mudas nativas do Cerrado.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ IF Goiano