Pela primeira vez, IF Goiano se envolve na organização da feira
O Instituto contribuirá com a Agro Centro-Oeste Familiar promovendo minicursos, exposições, participando de mesas-redondas e mostra tecnológica, entre outras atividades

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa pela primeira vez da organização da feira Agro Centro-Oeste Familiar, promovida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com apoio de parceiros. A Instituição de Ensino Profissional e Tecnológico será responsável por oferecer minicursos, exposições, participações em mesas redondas e mostra tecnológica, além de ter um estande onde os visitantes poderão conhecer suas atuações.

Os cursos a serem ministrados estão relacionados a temas como fertirrigação, produção de mudas, aplicação de medicamentos em animais, casqueamento e apresentação de tecnologias para assentamentos rurais. O IF Goiano será responsável, ainda, por garantir o acesso dos servidores, alunos e comunidade externa das cidades onde a Instituição atua (Ceres, Goiânia, Iporá, Morrinhos, Urutaí e Rio Verde) ao evento.

O Pró-Reitor de Extensão do IF Goiano, Sebastião Nunes, destaca que além de proporcionar um espaço para a divulgação institucional, a feira será uma oportunidade para que a Instituição estabeleça um canal aberto com o público-alvo do evento, que são agricultores provenientes de assentamentos rurais. “Temos que levar em conta que grande parte dos nossos alunos é de famílias assentadas”, diz.

O evento proporcionará também um espaço para que os estudantes da Instituição tenham contato com a realidade do mundo do trabalho, uma vez que serão eles os mediadores das mesas redondas propostas pelo Instituto. Para o Coordenador-Geral de Estágio, Emprego e Egressos do IF Goiano, Renato Mota, os alunos poderão conseguir possibilidades de estágio por meio da aproximação com as empresas parceiras do evento.

Sobre o IF Goiano – O IF Goiano é uma autarquia federal especializada em educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Na educação superior prevalecem os cursos de tecnologia, especialmente na área de Agropecuária, e os de bacharelado e licenciatura. Na educação profissional técnica de nível médio, o IF Goiano atua preferencialmente na forma integrada, atendendo também ao público de jovens e adultos, por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (Proeja).

A Instituição foi criada em 2008, em função da reestruturação da rede federal de educação profissional e tecnológica, que transformou as Escolas Técnicas, Agrotécnicas e os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

O IF Goiano é proveniente da integração dos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de Rio Verde, de Urutaí e sua respectiva Unidade de Ensino Descentralizada de Morrinhos, mais a Escola Agrotécnica Federal de Ceres (EAFCE), que hoje são denominados campi, juntamente com a unidade de Iporá, inaugurada em 2010. Como órgão de administração central, o IF Goiano tem uma Reitoria instalada em Goiânia. Até 2014, a Instituição terá três novos campi nos municípios de Campos Belos, Posse e Trindade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Reitoria/ IF Goiano