Incra leva doze expositores à Agro Centro-Oeste Familiar
Objetivo é mostrar a diversidade e a riqueza da produção da reforma agrária e promover o diálogo entre o trabalhador rural e o público consumidor urbano

Por Jucimeire Costa
Foto: Ascom/Incra

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reforça o time de parceiros da Agro Centro-Oeste Familiar e garantirá, nesta edição do evento, a participação de doze expositores de assentamentos do Governo Federal no Estado. Para o superintendente do Incra em Goiás, Jorge Tadeu Jatobá Correia, a Feira será vitrine do que há de melhor em cultura, qualidade e criatividade de produtos da reforma agrária goiana.

De 13 a 16 de junho, o visitante que passar pelos estantes do Incra no Campus II da UFG poderá experimentar os doces fabricados com frutos nativos e cultivados nas terras da reforma agrária; degustar o mel produzido com sustentabilidade por famílias assentadas no sudoeste de Goiás; conhecer o artesanato criado nos assentamentos reaproveitando a palha de milho, o papel de bananeira, a casca de jatobá e as sementes do Cerrado.

Tradição e Cultura

Nos estandes, num bate-papo com os trabalhadores rurais, o público terá também oportunidade de conhecer histórias de vida e entender como a desconcentração de terras por meio da reforma agrária mantém famílias no campo, preservando costumes e tradições seculares. Entre essas tradições, estão atividades manufatureiras como as colchas de retalhos das mulheres de Fazenda Nova, os tecidos de algodão fabricados nos teares das fiandeiras do Território Rio Vermelho e os bordados e crochês das trabalhadoras assentadas de Jataí e de Palmeiras de Goiás.

O superintendente do Incra ressalta que o objetivo do Instituto na Agro Centro-Oeste Familiar é mostrar que a reforma agrária vai além da fabricação de um produto a ser vendido ao público. “Queremos estabelecer um diálogo com a sociedade e mostrar que 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro, segundo o IBGE, são produzidos pela agricultura familiar e reforma agrária do País”, destaca Correia. Atualmente, Goiás possui mais de 12 mil famílias assentadas, que garantem o abastecimento das feiras livres e do comércio do interior e da capital.

Fonte: Ascom/Incra