Incra leva nove expositores à Agro Centro-Oeste Familiar 2013
Instituto vai promover a exposição de artigos produzidos por assentados do Governo Federal

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Goiás reforçam o grupo de parceiros da Agro Centro-Oeste Familiar 2013. A feira, realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) de 12 a 15 de junho deste ano, no Campus Samambaia, terá nove expositores de assentamentos do Governo Federal no Estado, além de outros agricultores familiares de cooperativas e associações.

Eles vêm de municípios como Campestre, Heitoraí, Itaberaí, Jataí, Rio Verde, Ipameri e Acreúna. Na bagagem, os sabores da reforma agrária, representados por doces, geleias, pães e hortaliças, e a criatividade das mulheres rurais, expostas em artesanatos em palha de milho, fibra de bananeira, pedras, penas e sementes de frutos do Cerrado.

Para o superintendente do Incra em Goiás, Jorge Tadeu Jatobá Correia, a Feira será vitrine do que há de melhor em cultura, qualidade e criatividade de produtos da reforma agrária goiana. “O objetivo do Instituto na Agro Centro-Oeste Familiar 2013 é mostrar que a reforma agrária vai além da fabricação de um produto a ser vendido ao público”, diz.

Ele frisa que a proposta será estabelecer um diálogo com a sociedade e debater a importância desse segmento que, segundo o IBGE, produz 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro. Atualmente, são mais de 13 mil famílias assentadas no estado, garantindo o abastecimento das feiras livres e do comércio do interior e da capital.

Tradição e Cultura

Nos estandes, num bate-papo com os trabalhadores rurais, o público terá também oportunidade de conhecer histórias de vida e entender como a desconcentração de terras por meio da reforma agrária mantém famílias no campo, preservando costumes e tradições seculares. Entre essas tradições estão atividades manufatureiras em tecidos de algodão, bordados em ponto cruz, pinturas com tinta extraída de madeiras e receitas de doces preparados em tachos de cobre.

Fonte: Incra
Texto: Jucimeire Costa