Notícias
MAPA apoia Agro Centro Oeste Familiar 2013

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Goiás (SFA-GO), participará da 11º Feira Agro Centro-Oeste Familiar. O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de junho, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal do Campus Samambaia da UFG. O enfoque da edição de 2013 se concentra nas questões da agricultura familiar, como políticas públicas de incentivo à produção e acesso a crédito.

Os expositores levarão artesanatos, compotas, pimentas, polpas de frutas, polvilho, pescados, hortaliças e produtos orgânicos. Além da feira, cuja área de alimentação também será mantida pelos produtores, o público poderá participar de seminários, cursos, conferências, apresentações culturais e visitação orientada. Haverá dois espaços especiais na feira: um voltado para a educação ambiental e outro dedicado à tecnologia, que terá inclusive um laboratório móvel montado pelo IFGoiano.

Além de estande na feira, o MAPA levará dois fiscais federais agropecuários para ministrar palestras durante a programação. Marcius Ribeiro, chefe substituto da DDA (Divisão de Defesa Agropecuária) falará sobre Inspeção de Produtos de Origem Animal. O painel promoverá o Encontro Goiano de Regularização Fiscal, Ambiental e Sanitária, que visa discutir com os agricultores familiares os melhores caminhos para regularizar a produção.

Juntamente aos palestrantes da Agrodefesa e da Anvisa, o representante do MAPA destacará a importância do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que estabelece cota de 30 % dos gastos com a merenda escolar para a compra de produtos oriundos da agricultura familiar. Para ser fornecedor, no entanto, é necessário que o produtor esteja regularizado.

Já o engenheiro agrônomo José Batista Neto, do DPDAG (Divisão de Política e Desenvolvimento), coordena os trabalhos relacionados aos produtos orgânicos na SFA-GO e versará sobre a temática no dia 13 de junho. O Brasil possui legislação moderna e prática sobre o tema. Segundo o especialista, as leis são mais genéricas, de modo a deixar as especificações a cargo das instruções normativas, que tem processo de edição mais flexível, já que são fruto do trabalho técnico do MAPA e outros ministérios. Batista fará uma evolução histórica da legislação no Brasil, destacando os pontos mais importantes sobre a produção, processamento, transporte e comercialização desses produtos.

Agro Centro-Oeste Familiar 2013
Data: 12 a 15 de junho
Local: Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal – Campus Samambaia da UFG
Contato: http://www.agro.ufg.br/agrocentro
E-mail: agrocentrooestefamiliar@gmail.com
Assessor de Comunicação da Agro Centro-Oeste: Felipe Homsi – (62) 3521-1311
Assessoria MAPA: Mariane Rodrigues: (62 3221-7211)

Veja mais notícias »