Mesa de Abertura oficializou o início da Agro Centro-Oeste Familiar 2013
Evento é a maior Feira regional voltada à discussão de temas ligados à Agricultura Familiar.

As Fiandeiras de Hidrolândia fiavam e cantavam ao som de belas músicas no palco do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufaiçal, nesta quarta-feira, 12. O público, ouvindo à apresentação do grupo, aguardava o início oficial da Agro Centro-Oeste Familiar 2013. As Fiandeiras, que encantaram aos presentes, marcaram o primeiro dia da programação cultural desta que é a maior Feira Regional voltada aos agricultores familiares.

Após a programação cultural, representantes de movimentos sociais, autoridades políticas, membros de instituições de ensino e de grupos ligados à Agricultura Familiar compuseram a mesa diretiva da Feira às 15h15. “Este é um espaço plural, é um espaço aberto”, declarou o professor Gabriel Medina, coordenador Geral do Evento.

Rosana Fernandes, da Coordenação Nacional do MST em Goiás, apontou em sua fala a falta de ações do poder público voltadas aos agricultores familiares. “A política de Reforma Agrária do nosso país, as políticas sociais, de fato, não estão chegando ao povo brasileiro, particularmente ao povo camponês”, pontuou.

A Agro Centro-Oeste Familiar reúne diferentes setores que, apesar de terem interesses distintos, dão atenção às questões ligadas à Agricultura Familiar. “Estamos conscientes da importância da Agricultura Familiar para o nosso país”, indicou Wanderson Portugal, diretor técnico do Sebrae Goiás.

José Geraldo Fagundes Freire, secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços de Goiânia, evidenciou a importância dada pelo poder público local para a Agricultura Familiar: “quero deixar a minha enorme satisfação de representar a prefeitura de Goiânia, que tem um enorme compromisso com o setor”.

O papel das universidades dentro do contexto da Agricultura Familiar foi trazido à Mesa de Abertura da Agro Centro-Oeste Familiar 2013 pelo reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida: “nossa instituição já trabalha em suas unidades de ensino com comunidades locais que têm a Agricultura Familiar como fonte de renda. Mas temos consciência de que ainda é preciso fazer mais. Nesse sentido, reforçamos ainda mais a nossa participação na Agro Centro-Oeste”.

A força da Agricultura Familiar já é reconhecida em diversos âmbitos, pois se sabe que o setor responde pela produção de 70% da alimentação básica que vai para a mesa dos brasileiros. “Tenho a verdadeira noção da importância da Agricultura Familiar para a nossa economia, e também para a estabilidade social do nosso Estado”, disse Antônio Flávio Camilo de Lima, Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás.

A grandeza e importância da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2013 foram destacadas pelo reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil. “O tempo passou e as parcerias se fortaleceram, o evento ficou maior e este evento é cada vez mais representativo para o Estado de Goiás e para o país”, evidenciou Edward Madureira Brasil, que também é professor titular da Escola de Agronomia da UFG.

A Feira está sendo construída por meio da atuação de diversos parceiros, que trabalham para que o evento cumpra seu papel de valorização da Agricultura Familiar. Para o reitor da Universidade Federal de Goiás, “ele (o evento) pertence a todos e todos se fazem representar de forma igualitária. Tudo nesse evento é decidido de forma coletiva”.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto Vargas, apontou avanços e desafios da Agricultura Familiar no país e indicou o papel da Feira: “O Ministério do Desenvolvimento Agrário não poderia se furtar a apoiar este evento. Tenho certeza de que é possível estabelecer as melhores parcerias em favor da Agricultura Familiar”.

Felipe Homsi – Ascom/ Agro Centro-Oeste Familiar 2013
Foto: Carlos Siqueira