Notícias
Movimentos sociais promovem seminários durante a Agro Centro-Oeste Familiar
Entidades que representam as lutas sociais camponesas querem discutir temas como educação no campo, biodiesel, uso de agrotóxicos, entre outros.

Momentos importantes da programação da Agro Centro-Oeste Familiar, feira de agricultores que será realizada entre 13 e 16 de junho na Universidade Federal de Goiás (UFG), ficarão sob a responsabilidade dos movimentos sociais do campo. Entidades diversas organizarão boa parte dos seminários, atividades cujo objetivo geral é debater questões que afligem o segmento da agricultura familiar no país. Os seminários vão de quinta-feira (14/6) a sábado (16/6), ocorrendo sempre no período vespertino, das 14h às 17h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal do Câmpus Samambaia (câmpus 2) da UFG.

No dia 14, A Comissão Pastoral da Terra (CPT) exibe o documentário “O Veneno Está na Mesa”, do diretor Sílvio Tendler. O filme será seguido de debate sobre o modelo de produção do agronegócio e os efeitos do uso de agrotóxicos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. Já a Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Goiás (Fetraf), entidade que reúne cerca de 25 mil agricultores em Goiás, fomentará a troca de experiências entre os produtores rurais por meio do seminário “Organização da Produção e Comercialização de Alimentos”, que também acontece na quinta-feira.

Tem participação na Agro Centro-Oeste Familiar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que organizará para sexta-feira e sábado (15 e 16/6), respectivamente, dois seminários: “Desenvolvimento de Assentamentos da Reforma Agrária no Brasil” e “Educação no campo”. O primeiro buscará compreender a política agrária brasileira e apontar os desafios para que os assentamentos sejam bem sucedidos. Já o segundo tentará responder à seguinte pergunta: “Que campo queremos e qual educação necessitamos?”.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), será proponente do seminário “Biodiesel e Agricultura Familiar”. O debate, marcado para o dia 15, terá como finalidade discutir a real participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. A Fetaeg ainda promove, no sábado (16/6), uma discussão de gênero no seminário “Mulheres no Desenvolvimento Rural”. O Movimento Camponês Popular (MCP) também dará sua contribuição à Agro Centro-Oeste Familiar, comandando o seminário “Assistência Técnica e Extensão Rural”, que ocorre na sexta-feira (15/6).

Exposição – Os movimentos sociais atuarão também como expositores da Agro Centro-Oeste Familiar. Além das entidades mencionadas, participarão da feira a Central das Cooperativas de Goiás (Cecaf), o Fórum Estadual da Reforma Agrária de Goiás (Fera) e o Movimento Terra Livre. A CPT ainda apoiará a vinda de famílias agricultoras vinculadas à Cooperativa Mista de Agricultores Familiares do Município de Goiás (Coopar). A exposição começa um dia antes dos seminários, na quarta-feira (13/6).

Fonte: Ascom/UFG

Veja mais notícias »