Notícias
Parceiros da Agro Centro-Oeste apresentam planos de trabalho

A 2ª reunião da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, promovida nesta terça-feira, 19, foi um passo importante para a consolidação das estratégias de ação do evento, que vai ocorrer de 13 a 15 de junho de 2013. Parceiros participantes da organização da Feira apresentaram e definiram como serão executados durante seus planos de trabalho.

"A Agro Centro-Oeste terá a participação expressiva dos agricultores familiares. É importante que os trabalhos a serem realizados busquem um diálogo com esse público e valorizem a Agricultura Familiar, tão importante na produção de alimentos em nosso país", afirmou o professor da Escola de Agronomia e membro da Comissão Organizadora da Agro Centro-Oeste, Gabriel da Silva Medina.

Os parceiros, que incluem associações, entidades ligadas à agricultura familiar, representantes dos Governos Federal, de Goiás e do município de Goiânia; e a comissão organizadora da Agro Centro-Oeste, se dividiram em grupos durante a reunião. Após as deliberações, os seguintes planos de trabalho foram apresentados:

Praça de alimentação: A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (FETAEG), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETRAF) e o Fórum de Economia Solidária ficarão responsáveis por preparar e servir as refeições durante a Agro Centro-Oeste. Está prevista a preparação de comidas típicas de Goiás feitas com produtos da Agricultura Familiar, como quitandas, biscoitos, pastel e pamonha.

Mostra tecnológica: Será organizada por alunos da Escola de Agronomia da UFG, por meio do Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar (GEPAAF). No setor externo da Agro Centro-Oeste haverá a exposição de máquinas agrícolas. Esta mostra será organizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). A previsão é que sejam levadas para a Feira uma máquina para o processamento de mandioca, uma para extrair a castanha de Barú, uma colhedora de arroz e um tipo de moto que faz semeadura. A EMBRAPA está buscando viabilizar a entrega de prêmios para as melhores máquinas apresentadas.

Um outro foco da Mostra será a apresentação de soluções para a filtragem de água e a destinação de lixo no meio rural. A SANEAGO, empresa de saneamento de Goiás, apresentará tecnologias para a purificação de água. A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER), vai expor na Agro Centro-Oeste tecnologias utilizadas em Extensão, com destaque para o Projeto Guardião das Águas. A EMATER também pretende mostrar ao público presente um aplicador de veneno para bananeiras e outros projetos por meio de filmes, vídeos, banners e maquetes.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás terá dentro da Mostra Tecnológica tendas para a apresentação de projetos em piscicultura em irrigação. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Apoio à Agricultura Familiar – Rede Terra, será responsável por um projeto envolvendo hortas. A Companhia de Urbanização de Goiânia, COMURG, fará uma exposição de uma maquete de aterro sanitário e de uma prensa para tijolos.

Alunos da Faculdade de agronomia da UFG também poderão apresentar seus projetos. Está prevista a mostra de tecnologias desenvolvidas no Laboratório de mecanização agrícola da Faculdade. Entre os destaques, estão um simulador de erosão, uma semeadora de plantio direto e pulverizador de tração animal.

Rodadas de negócios do SEBRAE e rodada de serviços do GEPAAF: dos objetivos da Agro Centro-Oeste é aproximar compradores de produtos e interessados em serviços oferecidos pela Agricultura Familiar. A Feira contará com a presença de cooperativas de agricultores familiares que colocarão à venda de seus artigos. Quanto aos serviços que serão apresentados, existe o interesse de se abrir espaço para o turismo rural, área promissora, mas ainda pouco explorada no Estado de Goiás.

Educação Ambiental: Esta parte da Agro Centro-Oeste será organizada pela Secretaria de Educação de Goiânia, pela COOPERAFI e pelo GEPAAF. 200 crianças de escolas públicas municipais de Goiânia terá a oportunidade de visitar a Agro Centro-Oeste e conhecer mais sobre a Agricultura Familiar. A programação para os alunos vai contar com a construção de uma Fazendinha e uma Colheita Feliz. O objetivo é que elas saibam como funciona o cultivo de plantas e animais pela AF. As crianças vão fazer uma colheita simbólica de alimentos, que serão consumidos por elas na hora do lanche durante a feira. Com isso, a Agro Centro-Oeste incentiva a utilização de produtos da AF na merenda escolar. Outros destaques na área de Educação Ambiental serão a realização de oficinas para as crianças e a apresentação de filmes em um Ecomóvel, carro ecológico educativo que será disponibilizado.

Programação cultural: haverá exposições fotográficas e desfiles cuja temática será a consciência negra. Também estão previstas apresentações musicais.

Seminários, palestras, plenárias e mesas redondas: Entre os principais temas que serão discutidos durante a Agro Centro-Oeste, estão incluídos:

  • Agroecologia e produção de alimentos saudáveis;
  • Agronegócio na Agricultura Familiar e Assistência Técnica para a Agricultura Familiar;
  • Uso de agrotóxicos no campo com foco na legislação vigente e saúde do trabalhador rural;
  • Alternativas de produção para agricultores, tema proposto pelo MST;
  • Seminário da Federação Goiana de Municípios em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O objetivo é incentivar o apoio dos municípios à AF;
  • Organização da produção e comercialização dos produtos da AF. Será organizado pela FETRAF, FETAEG e EMATER;
  • Alimentação Escolar e Agroindústria (CECANE);
  • Pesquisa para agricultura familiar, (EMBRAPA, EMATER e IF’s);
  • Políticas institucionais, Crédito Fundiário, Programa ABC e lavouras comunitárias (SEAGRO e FETAEG);
  • Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural promovido pelo Movimento camponês Popular.
  • Veja mais notícias »