Programação cultural da Agro Centro-Oeste terá Pádua no primeiro dia
Além do cantor e compositor goiano, grupos que se destacam pelas manifestações culturais de raiz vão se apresentar no evento

A Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2013 vai valorizar a cultura tradicional. Apresentações artísticas, mostras culturais, shows musicais, ensaio fotográfico e até desfiles de moda vão encantar ao público, principalmente os agricultores familiares, de diversas partes do Estado e do país. As fiandeiras de Hidrolândia vão fiar ao som de belas músicas no dia 12 de junho, às 13 horas.

O cantor e compositor goianiense Pádua vai trazer para a Feira o seu show ‘Música aos Vivos’ no primeiro dia. A performance deste respeitado representante da música goiana será às 18 horas, no Centro de Cultura e Eventos Elias Freua Bufaiçal da UFG. As Fiandeiras de Hidrolândia e Pádua serão o encanto inicial de uma série de atrações trazidas para a Agro Centro-Oeste.

O dia 13 de junho será tão animado e especial quanto a programação cultural de abertura. Estudantes e professores de escolas municipais de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vão abrilhantar o evento à partir das 10 horas e às 15 horas. A Orquestra de Violeiros Raízes de Pontalina sobe ao palco da Agro Centro-Oeste às 13 horas e o Coral de Vozes da Embrapa vai mostrar seu trabalho às 17 horas, animando o público. A partir das 16h todos poderão também acompanhar um ensaio fotográfico e desfile voltado para a beleza e cultura negra.

A música sertaneja não será esquecida. A dupla João Diego e Gabriel apresentará um show animado no dia 13 a partir das 18 horas. Os dois animam a noite em bares de Goiânia ao som da viola e fazem apresentações no interior de Goiás e outros estados do Brasil, levando o melhor da música sertaneja universitária e de raiz.

No dia 14 haverá mais duas apresentações culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, às 10 horas e às 16 horas, respectivamente. Às 14 horas será a vez do Grupo de Catira Pontal, com catireiros do município de Pontalina. O grupo se apresenta por todo o Estado e promove um trabalho com crianças para a divulgação da Catira. A Orquestra Jovem Sinfônica de Goiás faz uma apresentação às 15 horas.

A Cooperativa de Bordadeiras Bordana vai levar para a Agro Centro-Oeste Familiar 2013, por meio de um desfile, a sua nova coleção, Nas Asas do Bem-te-vi, às 17 horas do dia 14. O tema da coleção é o passeio do Bem-te-vi pelo cerrado goiano. A Bordana é um projeto desenvolvido com o apoio e parceria da Faculdade de Artes Visuais/Curso de design de moda, da UFG.

A Orquestra de Violeiros de Goiás se apresentará no dia 14 de maio, às 18 horas. “O grupo busca preservar e valorizar um gênero específico, a música que fala da vida no campo, canta as aventuras e desventuras do homem na zona rural, um estilo que alguns chamam de ‘música de raiz’, caracterizado pela moda de viola, a autêntica música do sertão”.

Até o último dia os visitantes e parceiros da Agro Centro-Oeste vão contar com uma programação cultural rica. No dia 15 a Orquestra de Violeiros de Uruana faz o show de encerramento e cantará músicas de raiz às 11 horas. O grupo se apresenta em festas religiosas, festas juninas, festas estudantis e festas de peão.

Ascom Agro Centrooeste Familiar 2013/ Felipe Homsi, com informações dos grupos