Sabor é a aposta de piscicultores de Uruaçu para ampliar os negócios
Área de alimentação da tradicional feira de agricultura familiar será incrementada com peixes fritos da Cooperativa de Uruaçu

Por Juliana Barcelos

Visitantes, expositores e organizadores da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2012 poderão saborear filés de peixe frito fornecidos pela Cooperativa dos Piscicultores do Lago Serra da Mesa (Cooperpesca), situada no município de Uruaçu. A partir da divulgação que será feita, os pescadores esperam ampliar o mercado consumidor.

A organização que reforça o terceiro setor do Estado de Goiás trabalha, atualmente, com o cultivo e o processamento de pescado. Toda a produção mensal de aproximadamente três mil quilos é destinada para a Secretaria Municipal de Educação da cidade, promovendo diversidade na alimentação escolar.

Com uma única experiência de participação em feiras de agricultura familiar e estreando na Agro Centro-Oeste, representantes da Cooperpesca entendem o espaço cedido pela organização do evento como uma oportunidade de disseminação de uma nova cultura alimentar, com consequentes ganhos para a entidade.

“A princípio, tínhamos dificuldade em vender nosso produto, afinal, o destaque da pecuária no Estado faz da carne um item indispensável. Mas o peixe tem o seu valor, por isso decidimos apresentá-lo de forma que as pessoas possam degustar e queiram comprá-lo”, afirma Antônio Machado de Almeida, vice-presidente da cooperativa.

O estande da Cooperpesca será montado na área de alimentação da Feira, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), durante os dias 13 à 16 de junho.

Cooperativa

Desde 2006, 30 famílias trabalham de forma sistematizada, incentivadas pela Prefeitura de Uruaçu, com o cultivo, manipulação e processamento de peixes na Cooperativa dos Piscicultores do Lago Serra da Mesa (Cooperpesca). Cerca de 40 tanques de pesca mantém a subsistência dos pescadores, que unidos buscam a ampliação da produção.

“A cooperativa surgiu para fornecer o provento dos mais de 120 pescadores da Colônia Z-04. Organizados, já conseguimos elaborar projeto que amplia nosso parque aquífero para 300 tanques. Acreditamos que organizados em entidade temos voz para pleitear benefícios públicos e assim, melhorar as condições de vida dos outros pescadores”, ressalta Antônio.

Fonte: Ascom/SME