Notícias
Sistema de Inspeção Municipal (SIM) será apresentado na Agro Centro-Oeste Familiar
Vinculado à Prefeitura de Goiânia, o Sistema tem como função fiscalizar os estabelecimentos que produzem alimentos processados de origem animal e vegetal

Por Amauri Garcia

Implantado há pouco mais de um ano na Prefeitura de Goiânia, o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) é o órgão responsável por fiscalizar os estabelecimentos que produzem alimentos processados de origem animal e vegetal. Cabe ao SIM também fiscalizar a origem da matéria-prima, o asseio dos funcionários quanto ao uso do equipamentos, bem como acompanhar a manipulação de alimentos.

O SIM está subordinado à Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) da Prefeitura de Goiânia e é dirigido pelo fiscal de Posturas e engenheiro agrônomo Adib Francisco Pereira. Adib Pereira será um dos palestrantes da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, pronunciando-se sobre o novo órgão municipal.

O diretor do SIM lembra que a lei federal nº 7.889, em vigor desde 1.989, já previa a criação nos municípios de um serviço próprio de inspeção de produtos de origem animal e vegetal. O trabalho do SIM, que é complementado pela Vigilância Sanitária, garante aos produtores não só a excelência, mas também a certificação de seus produtos. O diretor afirma que aqueles que não possuírem o certificado estarão fora do mercado. A meta é garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias para comercializarem seus produtos em Goiânia.

O certificado do SIM nestes produtos, segundo Adib Pereira, é a garantia de acesso a mercados mais rigorosos e seletivos, o que significa dizer que carnes, derivados de leite, ovos, mel, entre outros, quando inspecionados e certificados pelo SIM, poderão ser comercializados em todos os estabelecimentos do município, o que inclui as grandes redes de supermercados, onde esses produtos normalmente não são aceitos.

Para a sociedade, os efeitos das atividades do SIM são imediatos, pois garantem produtos sadios e seguros, já que a inspeção busca reduzir os riscos de transmissão de micro-organismos patogênicos de intoxicação alimentar e eliminar a possibilidade de difusão de doenças como brucelose, botulismo, e outras contaminações de verminoses prejudiciais à saúde humana.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seturde/ Prefeitura Municipal de Goiânia

Veja mais notícias »