Notícias
Troca de Sementes vai promover o resgate de espécies tradicionais durante a Agro Centro-Oeste
Atividade contribui para a preservação da Agrobiodiversidade. Agricultores familiares são considerados “guardiões” dos chamados materiais de propagação.

Durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2013, haverá a Troca de Sementes, na tarde do dia 13 de junho. Os participantes do Evento e agricultores familiares vão poder “trocar” ramas, tubérculos, mudas, sementes e outros materiais de propagação. É a oportunidade de adquirir espécies tradicionais, como: mangarito, araruta, milhos, feijões, favas crioulas, tipos diversos de carás e ora-pro-nobis.

A Troca de Sementes é considerada um dos destaques da Agro Centro-Oeste Familiar e não envolve a compra de produtos. Tudo o que for adquirido será por meio do intercâmbio de materiais. A atividade vai promover o resgate de espécies que na antiguidade fizeram parte do hábito alimentar e outros usos em casas e fazendas.

Estas espécies, que se encontram esquecidas na sociedade, ainda permanecem presentes em propriedades de terra de agricultores familiares, considerados os “guardiões” destes materiais de propagação. Esta preservação contribui para a Agrobiodiversidade. “É uma questão que riqueza”, afirmou Márcia Maria de Paula, supervisora da EMATER no município de Mineiros – GO - e responsável pela Troca de Sementes durante a Agro Centro-Oeste Familiar 2013.

“Eu acredito que ela (a troca de sementes) deve acontecer em cada comunidade, cada cidade, cada assentamento; haver essa troca de materiais e esse resgate antes que muitas espécies se percam e a gente nem chegue a conhecer ou a experimentar (as espécies)”, concluiu Márcia Maria de Paula.

Agro Centro-Oeste Familiar 2013

Data: 12 a 15 de junho
Local: Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal – Câmpus Samambaia da UFG
Contato: http://www.agro.ufg.br/agrocentro
E-mail: agrocentrooestefamiliar@gmail.com
Assessor de Comunicação da Agro Centro-Oeste:
Felipe Homsi – (62) 3521-1311

Veja mais notícias »