Visibilidade à agricultura familiar pauta encontro de ministro com reitor da UFG

Dar visibilidade à agricultura familiar por meio da Feira Agro Centro Oeste Familiar. Com este objetivo, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, convidou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para que participe da 11ª edição do evento promovido pela instituição em parceria com os movimentos sociais, cooperativas e entidades ligadas à agricultura familiar. A feira está programada para ocorrer no mês de junho.

Durante o encontro, o ministro elogiou a iniciativa da universidade em promover uma feira voltada à agricultura familiar. “O fato de a universidade fazer esta parceria com a agricultura familiar é algo que merece destaque”, frisou.

O reitor Edward Madureira Brasil afirmou que toda a concepção da feira é fruto do diálogo com os movimentos sociais e entidades, resultando num evento que é uma vitrine para a agricultura familiar do estado. “Queremos consolidá-la cada vez mais no calendário de feiras do país. Neste sentido, queremos ampliar a divulgação e a sua representatividade”, adiantou.

Este diálogo com os movimentos sociais é comprovado pelo relato de Rosana Fernandes, que integra a direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Rosana diz que participar da feira é a oportunidade para que os assentados mostrem para a sociedade que a reforma agrária dá resultado. “Isso pode ser comprovado pelo alimento que chega a mesa destas pessoas que visitarem a feira”, completou.

O ministro Pepe Vargas citou ainda a importância da universidade e das demais instituições de ensino no processo que vem sendo deflagrado no País de melhoria nos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater). “Está na hora de darmos um salto de qualidade e nós contamos com a contribuição destas instituições”, explanou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário