Centro Primavesi de Agroecologia (Cepa)

O Centro Primavesi de Agroecologia (Cepa) foi fundado em 16 de março de 2016, como Centro de Desenvolvimento Agroecológico da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG). Em 2020, foi rebatizado em homenagem a Ana Maria Primavesi, pesquisadora da área de Manejo Ecológico de Solos e Agroecologia, que muito contribuiu para o desenvolvimento da Agroecologia no Brasil e na EA.

O Cepa tem por missão trabalhar a Agroecologia em sua pluralidade no estado de Goiás. É constituído por uma casa com espaço de produção de bioinsumos, banco de sementes crioulas, espaço de aula, sala de estudo, vivências, área de reprodução da agrobiodiversidade, assim como estudo de espécies nativas do Cerrado. Abriga atividades práticas de disciplinas ministradas na EA; cursos de plantas alimentícias não convencionais - PANC, produção de biofertilizantes, compostagens e hortas urbanas, dentre outros; ações de extensão de projetos da EA e de institutos da UFG; ações em Agroecologia; produção orgânica com capacitação de agricultores, técnicos e público em geral; desenvolvimento de material didático e eventos.

Docente Responsável: Gislene Auxiliadora Ferreira

Centro Primavesi de Agroecologia (Cepa)