Weby shortcut
Marca da EA  - Escola de Agronomia

Grupos de Pesquisa

Atualizado em 04/12/19 08:40.
Grupo de Estudos Agronômicos em Cafeicultura (Geacaf) - Tem como objetivos estudos em  cafeicultura para o Cerrado goiano; estabelecer diferentes formas de manejo fitotécnico por meio de pesquisas geradas na UFG e seus parceiros; estudar técnicas para obtenção de cafés de qualidade superior e especiais em sistemas orgânico e convencional; estabelecer parcerias com os elos produtivos rurais e industriais da cafeicultura estadual e nacional; qualificar discentes de graduação e pós-graduação para atuarem no manejo da cafeicultura local e brasileira; difundir estudos gerados para a comunidade por meio de realização de palestras e seminários na grande Goiânia, Goiás e Brasil.
Presidente: Kamila Alberto das Dores
Vice-Presidente: Lucas Borges

Grupo de Estudos Agronômicos em Cana-de-açúcar (Geacana) - Tem como finalidade estudos de técnicas que visem equalizar a produção da cultura da cana-de-açúcar, de forma a obter melhores produtividades agrícolas, industriais e derivados desta cultura; desenvolver diversos manejos fitotécnicos nesta cultura, atendendo à demanda de pequenos, médios e grandes produtores; estabelecer parcerias com a cadeia produtiva em diversos segmentos sucroenergéticos; difundir técnicas de produção agrícolas e industriais; promover palestras públicas, visitas técnicas em propriedades rurais e  usinas; difundir estudos e pesquisas realizadas pela UFG; qualificar discentes de graduação e pós-graduação, técnicos-administrativos e a sociedade em geral com interesse na cadeia do agronegócio sucroenergético goiano e nacional.
Presidente: Lorrane Ferreira Silva
Vice-Presidente: Alany Augusto Monteiro

Grupo de Estudos Agronômicos em Grãos e Algodão (Geagra) - Objetiva ampliar e aprofundar os conhecimentos práticos e teóricos da cadeia de produção das grandes culturas do agronegócio brasileiro. Conduz trabalhos de pesquisa e experimentos, reuniões e visitas técnicas, além de promover cursos e palestras.
 
Presidente: Guilherme Rodrigues de Sousa (soousaguilherme@gmail.com)
Vice-Presidente: Mariana de Paiva Manso (mary.1207@hotmail.com
Professora-Orientadora: Patrícia Pinheiro da Cunha 
 
Site: https://geagraufg.wordpress.com/

Grupo de Estudos e Assessoria à Fruticultura (GEAF) - Tem por finalidade permitir que os estudantes assumam o protagonismo de sua formação, oferecendo assessoramento técnico a agricultores e melhorando sua capacidade de competição, por meio da melhoria da produtividade e da qualidade de seus produtos, e fomentar maior conhecimento prático e teórico aos estudantes participantes, promovendo cursos, simpósios, seminários, encontros técnicos, palestras, debates, experimentos, trabalhos de extensão, dias de campo e demais eventos que possam contribuir para a elevação de conhecimentos nesta área, bem como celebrar convênios, além de promover o constante treinamento e aperfeiçoamento de seus membros em todas as áreas de conhecimento relacionadas à fruticultura.
 
Discentes Líderes: Mariana Viana Gonçalves e Igor Iussef Garcia Felipe
Telefones: (62) 98186-7125 (Mariana) e (62) 99668-8394 (Igor)
Instagram: @geaf.ufg 

Grupo de Estudos Aplicados em Hortaliças (GEAH) - Tem como objetivo capacitar futuros profissionais para o mercado na a área de hortaliças, integrando discentes de graduação e pós-graduação, bem como promovendo experimentos, reuniões, visitas técnicas, cursos e eventos, destinando seu foco, principalmente, a culturas como tomate, milho doce, pimenta, alface, rúcula, alho, abóbora, plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e cultivo em hidroponia, além de agregar parcerias com empresas privadas e outros grupos da Escola de Agronomia.
 
Discente: Rodrigo de Melo Bussons (geah.eaufg@gmail.com / rodrigomelo411@gmail.com)
Facebook: https://www.facebook.com/geah.ufg 

Grupo de Estudos em Melhoramento de Plantas (GEMP) - Reúne discentes de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos e profissionais interessados em atividades relacionadas à Genética e Melhoramento de Plantas. Tem por objetivo conduzir pesquisas científicas na área de Melhoramento de Plantas e discutir temas relevantes para a área, bem como difundir conhecimento por meio de apresentações de palestras, minicursos, seminários, simpósios, dias de campo e publicações científicas. Atualmente, conduz experimentos principalmente com as culturas de arroz, milho e feijão. 
 
Discentes: 
Marcela de Souza Lopes (marcelalopes.ufg@gmail.com)
Luma Mariano Cascão (lumamarianoagr@hotmail.com)
 

Grupo de Estudos em Processamento de Orgânicos Alimentícios (GEPOA) - Tem por finalidades: desenvolver o estudo, pesquisa e extensão voltados ao processamento de alimentos orgânicos; oferecer orientação ou assessoramento técnico a potenciais processadores de alimentos orgânicos; fomentar maior conhecimento prático sobre alimentos orgânicos aos estudantes participantes; promover o desenvolvimento pessoal de seus componentes e permitir que os mesmos assumam o protagonismo de sua formação; executar trabalhos em rede e parcerias com outros grupos de estudos e entidades que trabalhem com alimentos orgânicos, de maneira a participar, direta ou indiretamente, da expansão dos processados orgânicos em Goiás; facilitar a inserção dos participantes no mercado de alimentos orgânicos e auxiliar no desenvolvimento sustentável da comunidade, por meio de suas atividades associadas à formação de profissionais conscientes. 
 
Coordenadora: Leylane Silva (leylane811@gmail.com)
Vice-Coordenadora: Raquel Neves (raquelrneves@hotmail.com)
Diretora Geral: Natália Rocha de Souza (nataliapeteng@gmail.com)
 

Grupo de Pequisa Cerrado (GPC) - Cadastrado na plataforma de Grupos de Pesquisa do CNPq, tem como objetivo principal a formação científica dos discentes de Engenharia Florestal/Agronomia/Ciências Ambientais e Biologia. As principais linhas de pesquisa são: manejo de florestas nativas e de produção, reprodução de espécies e restauração ecológica do bioma Cerrado. 
 
Docente Líder: Sybelle Barreira
Técnico-Administrativo: Thiago Augusto Sampaio Teles
 
Telefone: (62) 3521-1667
Diretório do Grupos de Pesquisa - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/31759
Instagram: @grupocerradoufg

Núcleo de Estudos em Genética, Melhoramento e Conservação de Plantas (EuGeM) - Objetiva a produção e difusão de material intelectual para o aprimoramento técnico-científico da comunidade acadêmica interessada no campo da Genética e Melhoramento de Plantas, com ênfase nas linhas de pesquisa em Genética e Genômica de Plantas, Melhoramento Genético e Conservação de Espécies, no âmbito de espécies cultivadas e nativas do Bioma Cerrado, presentes neste agrossistema-alvo. A atuação do EuGeM frente à comunidade acadêmica objetiva a implementação de plataformas de produção e difusão de conhecimento, tais como a apresentação de palestras, minicursos, seminários, simpósios e materiais bibliográficos.
 
Discente: Leonardo Levorato Freire (leolfreire@hotmail.com)
 

Núcleo de Estudos em Paisagismo e Floricultura (NEP) - Destina-se a congregar profissionais e estudantes, tendo por finalidade promover o constante treinamento e aperfeiçoamento nas áreas de conhecimento relacionadas ao paisagismo e floricultura. Assim, é responsável pela realização de diversos eventos voltados à comunidade em geral, pesquisas científicas e, ainda, elaboração de projetos paisagísticos.
 
Presidente: Hugo Silva Pereira (nepufg@gmail.com)
Coordenadora: Profª. Larissa Leandro Pires
Subcoordenadora: Profª. Renata Alves de Aguiar

ProFloresta - O grupo de estudos faz parte do Laboratório de Inventário Florestal da UFG e envolve ações educacionais e o desenvolvimento profissional dos discentes. Os objetivos são discutir o conhecimento técnico-científico relativo à conservação e manejo dos recursos florestais no Cerrado e promover atividades relacionadas à silvicultura, à exploração florestal e à utilização sustentável dos recursos florestais no Cerrado. Por meio deste projeto, são desenvolvidas ações em diferentes temas: inventário florestal; identificação de árvores e de madeiras; recuperação de áreas degradadas; viveiros e produção de mudas florestais; educação ambiental; implantação florestal; serraria, secagem e preservação da madeira; qualidade da madeira; biomassa e carbono; e bioenergia.
 
Discentes Líderes: Indiara Nunes Mesquita, Luanna Elis Guimarães, Jovan Marins Rios, Carolinne de Sousa Fonseca, Karoline Siqueira, Adenaide Oliveira, Camilla Brito, Amanda Portela, Caroline Borges e Quezia Cavalcante
Técnico-Administrativo: Guilherme Murilo de Oliveira

Telefone: (62) 3521-1563
Instagram: @Profloresta

Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Alimentos (PET Engali) -  Objetiva a realização de atividades orientadas à indissociabilidade da tríade pesquisa, ensino e  extensão, complementando a  formação acadêmica dos estudantes, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. O grupo é regido, acompanhado e avaliado pelo MEC.
 
Discentes Líderes: Ana Cristina Souza de Jesus (ana.cristina.alimentos.eng@gmail.com - 64 9937-1595), Mikaelly Veiga Borges (mikaelly.vb@gmail.com - 62 99247-7933).

E-mail: petengali@gmail.com
Instagram: @petengali

Rede Bambu Goiás - Reúne pesquisadores, produtores, empresários, artesãos e admiradores da cultura do bambu, que se dedicam à pesquisa e desenvolvimento desta cultura no estado de Goiás.
 


Sistemas Integrados e Fertilidade do Solo (Sinfert) - Grupo voltado ao estudo do manejo da fertilidade do solo em sistemas de cultivo consorciado com a presença do componente arbóreo. Como exemplos do alvo de estudo, focamos em Sistemas Agroflorestais e Silvipastoris e modelos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Trabalhos são desenvolvidos na Escola de Agronomia e em propriedades no interior do estado.
 
Professor Líder: Leonardo Santos Collier (collierufg@gmail.com; 62 99676-7770)
Alunos Líderes: Carlos Andrade (carlosandradeuft@hotmail.com; 63 99911-5245), Tiago Camilo Duarte e Ranieri Ramadan (ranierirama@gmail.com; 62 98149-1432)