Laboratório Multiusuário de Análises (LabMulti)

O Laboratório Multiusuário de Análises (LabMulti) foi criado com o pensamento de otimizar e fazer uso, de maneira mais eficiente, dos recursos disponíveis. Iniciou suas atividades em fevereiro de 2013, com o objetivo de realizar análises para qualquer curso da UFG, bem como para outras instituições de ensino e pesquisa da rede pública e privada e para empresas. As atividades foram iniciadas em um pequeno laboratório situado no Setor de Engenharia de Alimentos. Em 2015, o laboratório foi expandido para outro espaço situado no prédio de processamento de café da Escola de Agronomia.

No laboratório, são realizadas análises de reologia de fluídos; textura em alimentos; resistência de materiais à tração, compressão, perfuração ou cisalhamento; concentração de O2 e CO2 em espaço livre de embalagens; e permeabilidade de filmes a gases.

O LabMulti está equipado com Texturômetro TA. XT. Plus - Texture Analyser - Stable Micro Systens, Reômetro Anton Paar - Physica MCR101, Máquina Universal de Ensaios Instron, Analisador de permeabilidade a gases para filmes Perme Vac-V1, Analisador de gases O2 e CO2 em espaço livre Illinois Instruments e equipamentos de apoio (balanças, banho com ultrassom, agitadores, estufas, microscópios, micrômetro, etc.).

 

Custo das Análises

Agendamento

Contas

 

Gestão: Celso José de Moura, Katiuchia Pereira Takeuchi (UFMT - katiuchia.takeuchi@gmail.com), Edésio Fernandes da Costa Alcântara (IQ/UFG - edesioalcantara@hotmail.com), Mara Reis Silva (FANUT/UFG - marareis@fanut.ufg.br) e Eliane Sayuri Miyagi Okada (EVZ/UFG - eliane.miyagi@gmail.com)

Responsável: Celso José de Moura

Servidor Técnico-Administrativo: Deivis de Moraes Carvalho

Telefone: (62) 3521-1608

E-mail: labmulti.ea@gmail.com 

Endereço: Escola de Agronomia da UFG, Campus Samambaia, Rodovia Goiânia/Nova Veneza, Km 0, CEP 74.690-900, Goiânia, GO

Prédio: Processamento de café

 

LabMulti