Atividades de Extensão EA-UFG 2018

  1. Acervo bibliográfico sobre a cultura do bambu (Projeto - 2018-2022 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - Propõe a criação e manutenção de um acervo bibliográfico sobre a cultura do Bambu. Serão adquiridos livros, revistas, dissertações, teses, filmes, documentários, etc. sobre a cultura do bambu e suas utilizações. Todo o material será devidamente catalogado e ficará à disposição dos interessados para consulta.

  2. Coleção de espécies de bambu (Projeto - 2018-2022 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - Objetiva a implantação de uma coleção de espécies de bambu em área da UFG, que será disponibilizada aos meios científico e acadêmico e à sociedade como um todo, para visitação, coleta de informações e de material vegetativo.

  3. Núcleo de Estudos em Genética, Melhoramento e Conservação de Plantas da Universidade Federal de Goiás - EuGeM - UFG (Projeto - 2018-2019 - Coordenação: Patrícia Guimarães Santos Melo) - O Núcleo de Estudos em Genética, Melhoramento e Conservação de Plantas da Universidade Federal de Goiás, denominado EuGeM-UFG, Eugem ou EuGeM, é uma entidade civil, apartidária, laica e fundamentada nos princípios básicos da igualdade social e do respeito moral e intelectual a qualquer pessoa física ou jurídica. Sua atuação frente à comunidade acadêmica (alunos de graduação e pós-graduação) e externa à UFG objetiva a implementação de plataformas de produção e difusão de conhecimento, por meio da apresentação de palestras, minicursos, seminários, simpósios e produção de materiais bibliográficos referente às áreas de atuação no núcleo.

  4. Coleção de artefatos de bambu (Projeto - 2018-2020 - Coordenação: Gilson Pedro Borges) - Propõe a criação e manutenção de um acervo de artefatos de bambu. Serão adquiridos objetos diversos, confeccionados em bambu. Todo o material será devidamente catalogado e ficará à disposição dos interessados para visitação.

  5. Cervejamos: estudos sobre a produção, degustação e mercado de cerveja artesanal (Projeto - 2018-2021 - Coordenação: Francielo Vendruscolo) - Objetiva desenvolver a cultura da cerveja artesanal no Centro-Oeste por meio de estudos sobre a sua produção, ministração de cursos e palestras e análise do mercado de cervejas artesanais.

  6. Grupo de Estudos em Tecnologias Agrícolas (Projeto - 2018-2020 - Coordenação: Paulo Alcanfor Ximenes) - O Grupo se dedicará ao estudo de técnicas voltadas para a agricultura de precisão nas culturas da soja, milho, feijão, arroz e outras cultivadas nos Cerrados, com o propósito de buscar a viabilidade técnica, econômica e social da agricultura nos Cerrados com a preservação ambiental. Os trabalhos envolverão estudantes, técnicos e professores da Escola de Agronomia da UFG e buscarão parcerias com produtores, empresas e outras instituições de ensino, pesquisa e assistência técnica. Além disso, serão envolvidos esforços para o treinamento de trabalho em equipe, formação de lideranças, integração empresa-escola e colocação dos graduandos nos campos de estágios e posterior inserção no mercado de trabalho.

  7. Floresta plantada de bambu (Projeto - 2018-2022 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - Está sendo implantada uma floresta de bambus na EA/UFG, com três espécies (Guadua angustifolia, Dendrocalamus asper e Dendrocalamus strictus), cultivadas em sistema comercial.

  8. X Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Plantio da cultura da cana-de-açúcar (Evento - 2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - O evento tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.

  9. Auditório de bambu: espaço multiuso para eventos (Projeto - 2018-2022 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - A EA implantou uma área para a realização de eventos às margens do Rio Meia Ponte, com vistas a sediar a Agro Centro-Oeste, feira de negócios agropecuários, e outros eventos. Com a mudança da Feira para outros locais, a estrutura ficou abandonada. No presente momento, pretende-se retomar a realização de eventos no local, que precisa, então, ser revitalizado. As partes externas (lados leste, norte e oeste) da área da Agro Centro-Oeste estão reservadas ao plantio de mudas de bambu da Coleção de Espécies de Bambu da UFG. No lado norte, está sendo implantado um auditório de bambus vivos.

  10. Cursos de conservação de sistema agroambiental e análise (Curso - 2018 - Coordenação: Valtercides Cavalcante da Silva) - Tem por finalidade realizar cursos de curta duração (de 8 a 64 horas), nas áreas de geomática e de projetos mecânicos voltados para o terraceamento agrícola e estradas rurais, bem como outros cursos nas áreas de engenharia de biossistemas e ambientais. Os cursos serão ministrados por professores da Escola de Agronomia, alunos de pós-graduação e convidados.

  11. Liga Acadêmica de Mecanização Agrícola (Projeto - 2018-2022 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - A Liga Acadêmica de Mecanização Agrícola - Lamagri destina-se a congregar profissionais, estudantes, pesquisadores e empresários da área de Mecanização Agrícola, tendo por finalidade promover cursos, simpósios, seminários, encontros técnicos, palestras, debates, experimentos e demais eventos que possam contribuir para a elevação de conhecimentos na área, bem como celebrar convênios, além de promover o constante treinamento e aperfeiçoamento de seus membros em todas as áreas de conhecimento correlatas e afins.

  12. Desenho Assistido por Computador - 2D (Curso - 2018-2019 - Coordenação: Heloina Teresinha Faleiro) - Objetiva oferecer cursos de capacitação com a utilização da ferramenta CAD, em duas dimensões. Serão cursos teórico-práticos, de curta duração, oferecidos ao longo do ano.

  13. Fotografia Científica Ambiental (Curso - 2018 - Coordenação: Gilson Pedro Borges) - É cada vez maior a necessidade de se documentar experimentos e espécies, a fim de gerar imagens utilizadas em livros, artigos, material didático, etc. Logo, torna-se necessário o domínio técnico da Fotografia, a fim de que seja possível efetuar registros fotográficos objetivos e com qualidade adequada. Daí a importância do Curso de Fotografia Científica Ambiental.

  14. Água e contaminantes (Projeto - 2018 - Coordenação: Gilmarcos de Carvalho Corrêa) - A escassez de fontes de água primária, assim como a demanda sem precedentes por recursos hídricos, implicam que se adotem novos paradigmas no uso responsável da água, manutenção e recuperação de mananciais e atenção redobrada ao uso de potenciais contaminantes como os agrotóxicos. Busca-se contribuir, por meio de palestras técnicas, para a promoção do debate em torno da racionalização do uso de água. O público-alvo é formado por estudantes de ensino médio, de zonas urbana e rural, e produtores agrícolas periurbanos e rurais.

  15. XI Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Nutrição da Cultura da Cana-de-açúcar (Evento - 2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - O evento tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.

  16. Núcleo de Estudos e Pesquisa em Sementes e Mudas - NEPSEM (Projeto - 2018-2020 - Coordenação: Marivone Moreira dos Santos) - Grupo  de  estudos  destinado  a congregar profissionais, estudantes e produtores atuantes nas áreas de pesquisa, produção e tecnologia  de  sementes  e  mudas,  tendo  por  finalidade  promover  cursos,  simpósios,  seminários, encontros  técnicos,  palestras,  experimentos,  dias  de  campo  e  demais  eventos  que  possam contribuir para a elevação de conhecimentos na área.

  17. Desenvolvimento de protocolos, treinamentos e performances de análises microbiológicos ou de agroquímicos de interesse agropecuário por técnicas convencionais ou moleculares (Projeto - 2018-2021 - Coordenação: Marcos Gomes da Cunha) - Pretende-se desenvolver protocolos, treinamentos e performances de análises microbiológicos ou de agroquímicos de interesse agropecuário por técnicas convencionais ou moleculares.

  18. Encontro de Egressos da EA (Evento - 2018 - Coordenação: Claudio Fernandes Cardoso) - Tem por finalidade promover a confraternização dos ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Agronomia da UFG.

  19. Tecnologias em produção vegetal com foco em hortaliças (Projeto - 2018-2023 - Coordenação: Abadia dos Reis Nascimento) - Visa à aplicação de tecnologias em produção vegetal, com foco em hortaliças.

  20. Workshop Marconi - Equipamentos para Laboratório (Curso - 2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Apresenta como principal foco a demonstração dos principais equipamentos para a avaliação fisiológica de plantas em campo e laboratório, além de equipamentos relacionados à avaliação do estado hídrico do solo e da planta. Ainda, será oferecido um curso para capacitação dos participantes para o correto manuseio do equipamento IRGA, que faz avaliação de trocas gasosas entre a planta e a atmosfera.

  21. XII Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Colheita mecanizada da cultura da cana-de-açúcar (Evento - 2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - O evento tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.

  22. Espaço Bambu: loja colaborativa no Shopping Passeio das Águas (Evento - 2018 - Coordenação: Rogério de Araújo Almeida) - A Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Cultura do Bambu no Estado de Goiás - Rede Bambu Goiás identificou, selecionou e convidou artesãos e produtores rurais que trabalham com bambu e seus derivados, em Goiás e outros estados, para participar de uma loja colaborativa no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia, durante o mês de junho. O Shopping disponibilizou o espaço (loja, móveis, banners), assim como auxiliou na divulgação. A Rede trouxe os produtos de bambu, de várias regiões do país, muitos deles com a presença do produtor. Os produtores cuidaram da comercialização dos produtos. Os pesquisadores da Rede cuidaram da articulação com o público, explicando e tirando dúvidas sobre a cultura do bambu e seus produtos, apresentando a potencialidade de usos e expondo produtos diversos de seu acervo. 

  23. Projeto de prestação de serviço e consultoria em projetos, edificações e instalações (Projeto - 2018-2019 - Coordenação: Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima) - Visa atender à comunidade em geral, bem como à Escola de Agronomia em seus diversos setores, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades oferecidas englobam consultorias, elaboração de projetos, análises, avaliações, palestras, seminários, cursos, minicursos e afins, participação em eventos técnico-científicos, perícias e laudos, consultas e visitas técnicas em edificações e instalações em geral, que envolvam as áreas de Ciências Agrárias, Engenharia e Arquitetura e Urbanismo. Intenta-se a promoção da conservação ambiental, otimização de recursos, reaproveitamento e reutilização de materiais, inseridos no contexto da sustentabilidade do ambiente construído e natural. Envolverá a participação de alunos e técnicos da UFG para a execução das atividades, capacitando-os para o seu desenvolvimento profissional.

  24. Planos, programas e projetos em educação ambiental (Projeto - 2018-2019 - Coordenação: Simone Gonçalves Sales Assunção) - Tem como objetivo realizar planos, programas e projetos em educação ambiental, de forma a atender à comunidade em geral. A metodologia de trabalho se dará, inicialmente, de acordo com as demandas de pessoas ou instituições interessadas, com base nos trabalhos já realizados na área. Assim, serão elaborados, organizados e realizados atividades, preparados, materiais, dinâmicas, planos, projetos, estudos, programas, cursos e métodos educativos, com o intuito de transmitir conhecimento sobre o assunto, explicar e sugerir práticas ambientais adequadas, de maneira interdisciplinar e transversal. Tais ações visam promover qualidade de vida à população em geral nos diversos ambientes, obter dados sobre o comportamento humano e suas relações com o meio físico, bem como promover a sustentabilidade ambiental.

  25. III Workshop de Engenharia de Alimentos: Inovação, Gestão e Sustentabilidade (Evento - 2018 - Coordenação: Cleonice Borges de Souza) - Os grupos Programa de Educação Tutorial de Engenharia de Alimentos (PET EngAli), Consultoria Integrada de Produção e Processamento de Alimentos - Empresa Junior (CIPPAL), Grupo de Estudos de Alimentos Orgânicos (GEPOA), Associação Atlética Acadêmica Engenharia de Alimentos (A.A.A.E.A.) e Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Alimentos (CAENA), juntos, irão realizar o III Workshop de Engenharia de Alimentos - UFG, de 22 a 24 de agosto de 2018, com o tema central “Inovação, Gestão e Sustentabilidade”, direcionado a estudantes de graduação e profissionais das áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, Nutrição, Ciências Agrárias e demais áreas afins.

  26. Geotecnologias no campo: atualidades e perspectivas (Projeto - 2018-2020 - Coordenação: Alisson Neves Harmyans Moreira) - Visa atender à unidade acadêmica e setores administrativos da EA/UFG, por meio de cursos de capacitação, palestras e mesas-redondas relacionadas ao uso de geotecnologias no campo. Também prevê atendimento à comunidade externa, integrando a iniciativa privada e outras Instituições de Ensino Superior (IES), com o intuito de fortalecer a Agricultura de Precisão (AP) no estado de Goiás.

  27. XIII Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-açúcar (Evento - 2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.

  28. Agro Centro-Oeste Familiar 2018 (Evento - 2018 - Coordenação: Graciella Corcioli) - Consiste em uma feira de exposições da agricultura familiar realizada em São Luiz de Montes Belos, Goiás. A feira tem duração de três dias e a estrutura é armada nas dependências da fazenda-escola da Universidade Estadual de Goiás, Campus São Luiz de Montes Belos - GO. Abriga exposição de produtos da agricultura familiar e seminários sobre o desenvolvimento do setor. 

  29. 10º Integra - Educação, Saúde, Cultura e Cidadania (Evento - 2018 - Coordenação: Miriam Fontes Araújo Silveira) - As atividades realizadas no evento "10º Integra", no Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Cecom), estão diretamente relacionadas com a educação, saúde, cultura e cidadania. Atende adultos, adolescentes e crianças da comunidade, oferecendo serviços gratuitos nessas áreas, entre eles: saúde, jurídica, atividades pedagógicas, cortes e penteados de cabelos, oficinas sobre segurança alimentar e alimentação saudável, entre outros. Também conta com vacinação contra febre amarela, HPV, hepatite, expedição de carteira de trabalho, cadastro e informações sobre passaporte do idoso, bem como distribuição de brindes para as crianças e sorteio de brindes especiais. Alunos e professores do curso de Engenharia de Alimentos integram este evento, oferecendo a crianças e adolescentes a oficina "Alimentação Saudável". Esta visa repassar noções de higiene, utilizando brincadeiras relacionadas ao tema, para maior interação, estimulando, assim, a participação e o interesse. Alimentos com alterações químicas, físicas e microbiológicas são expostos e apresentados aos participantes, gerando discussões sobre o que poderia ocorrer com a saúde de quem ingerir estes alimentos. A oficina é finalizada mostrando a importância da higiene e de outros fatores para obtenção de uma alimentação saudável.

  30. Bazar e Feira do Troca Tudo (Evento - 2018 - Coordenação: Magda Beatriz de Almeida Matteucci) - A política dos 3 Rs se reveste em ser uma prática educativa, que se insere na lógica da metodologia da resolução de problemas ambientais locais, e ainda como uma estratégica para o enfrentamento de determinados problemas ambientais. Essa política propõe, entre outras medidas, a frugalidade, que desponta como a alternativa mais viável. Este projeto prevê que é prioridade primeira a redução do consumo, seguida da reutilização, articulando-se a primeira com esta última. Nesse contexto, retira da reciclagem o destaque de ser a melhor forma de reduzir os danos ambientais da sociedade urbano industrial. Com o objetivo de alterar os valores culturais vigentes, destacando a reutilização como força motora, foi proposta, pelos discentes da disciplina de Ecologia e Meio Ambiente da Escola de Agronomia, a realização de um bazar e uma feira denominada de Troca Tudo.

  31. Simulação de produtividade com base nos conhecimentos de Agrometeorologia (Curso - 2018 - Coordenação: Rafael Battisti) - Visa treinar estudantes do curso de Agronomia e de Engenharia Florestal para simular a produtividade de culturas agrícolas, com base nos conhecimentos adquiridos durante as disciplinas relacionadas a Agrometeorologia. Para isso, será utilizado o software Excel®, trabalhando com a obtenção de informações meteorológicas, estimativas de saldo de radiação solar, evapotranspiração, ciclo da cultura, água disponível no solo, balanço hídrico, produtividade potencial e atingível. Tais simulações permitirão avaliar alternativas de manejo e estimativas do risco climático para diferentes regiões e culturas de interesse. Assim, espera-se complementar os conhecimentos dos estudantes adquiridos ao longo das disciplinas de Agrometeorologia, aplicando os mesmos a atividades práticas de planejamento e tomada de decisão.

  32. XIV Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Manejo de plantas daninhas para o cultivo da cultura da cana-de-açúcar (Evento - 2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.

  33. Pró-Floresta III (Prestação de serviços - 2018-2022 - Coordenação: Fábio Venturoli) - Visa contribuir com a conservação da natureza, por meio da formação de pessoas e difusão de conhecimento técnico-científico associada à prestação de serviços profissionais de mensuração florestal e capacitação profissional.

  34. Ferramenta Computacional para Desenho 2D (Projeto - 2018-2019 - Coordenação: Heloina Teresinha Faleiro) - Objetiva oferecer cursos de capacitação com a utilização da ferramenta CAD, em duas dimensões. Serão cursos teórico-práticos, de curta duração, oferecidos ao longo do ano. Espera-se qualificar profissionais internos e externos à UFG.

  35. Proposta de reformulação da área verde da Escola Municipal Dr. Xavier de Almeida no município de Senador Canedo, GO (Projeto - 2018-2019 - Coordenação: Larissa Leandro Pires) - Objetiva propor a melhoria da área verde da Escola Municipal Dr. Xavier de Almeida, localizada em Senador Canedo, GO. Para isso, será elaborado um projeto paisagístico para a área verde da Escola, iniciando-se pela pesquisa popular com os usuários (docentes e discentes), com o intuito de levantar suas demandas e desejos para a área verde, por meio de conversa e aplicação de questionário. Em seguida, serão feitos o levantamento planimétrico da área a ser trabalhada, a retirada de amostras de solo para realização de análise físico-química, a realização do mapa de sombras da área e a verificação do clima local. Com esses dados em mãos, o anteprojeto será elaborado, apresentado à comunidade e, se aprovado, será feito o projeto executivo, constando de: 1) planta arquitetônica; 2) projeto botânico; 3) memorial descritivo; 4) orçamento. Para elaboração das pranchas de planta baixa e mapa de sombras será utilizado o software AutoCad e, para a confecção das perspectivas, o software Sketchup. Será, também, consultado o software Google Earth, para visualização da aérea do terreno. Ao final, o projeto paisagístico completo será entregue à direção da escola, para execução.

  36. XV Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Preparo do solo para o cultivo da cultura da cana-de-açúcar (Evento - 2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.

  37. Palestra Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio: Cenário e Perspectivas (Evento - 2018 - Coordenação: Cleonice Borges de Souza) - Objetiva apresentar e discutir processos que visem, ao mesmo tempo, maximizar o dinamismo e minimizar as ameaças ao agronegócio nacional.

  38. "Toxicologia de Alimentos e Agrotóxicos" (Evento - 2018 - Coordenação: Gilmarcos de Carvalho Corrêa) - Foram abordados aspectos da classificação de agrotóxicos, compartimentos ambientais, agrotóxicos no ambiente e registro de agrotóxicos nos Ministérios pertinentes, assim como as propostas de mudança na Legislação.

  39. Agro Centro-Oeste Familiar 2019 (Evento - 2018-2019 - Coordenação: Graciella Corcioli) - Consiste em uma feira de exposições da agricultura familiar do Centro-Oeste brasileiro. Tem duração de quatro dias (26 a 29 de junho) e a estrutura será organizada nas dependências da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia - GO, com atividades na Escola de Agronomia e demais unidades acadêmicas, sendo que a principal concentração de atividades se dará no Centro de Eventos da UFG. A Feira está estruturada nas seguintes frentes principais: Feira Livre da Agricultura Familiar - reprodução de uma feira livre para a comercialização de hortaliças, frutas, mel e produtos beneficiados; estandes das cooperativas familiares e assentados da reforma agrária - estande de negócios das experiências consolidadas de produção familiar da região Centro-Oeste; Salas de seminários temáticos - eventos simultâneos organizados em função da demanda regional enfocarão assuntos de interesse do produtor; Seminário Científico com apresentação de trabalhos de pesquisa acadêmica voltado para a agricultura familiar com produção de anais de resumos; Cursos práticos em áreas demonstrativas - apresentação de práticas agropecuárias consolidadas que buscam incrementar a capacidade das famílias em atividades produtivas, gerenciamentos da propriedade e uso eficiente das tecnologias; apresentação de campo demonstrativo - áreas agrícolas com apresentação de novos materiais agrícolas desenvolvidos por empresas de pesquisa voltadas para a produção familiar; exposição de máquinas e implementos - uma área destinada à dinâmica de máquinas e equipamentos agrícolas. Durante o evento, diariamente, semeadoras, adubadoras, colhedoras e pulverizadores serão apresentados em funcionamento ao público. Os equipamentos para a agricultura familiar estão em destaque; apresentação de casos exitosos de produtores familiares em assentamentos; eventos culturais - apresentações artísticas locais durante o evento.

  40. Processamento de Alimentos: Segurança e Qualidade (Projeto - 2018-2022 - Coordenação: Miriam Fontes Araújo Silveira) - Objetiva repassar à comunidade conhecimentos teórico e prático sobre o processamento de matérias-primas de origem animal e vegetal, com ênfase nas boas práticas de fabricação e nas etapas do processo. Os treinamentos serão realizados por profissionais da área, professores e estudantes do curso de Engenharia de Alimentos. A cada semestre serão oferecidos de 3 a 4 treinamentos teórico/prático com temas variados relativos ao processamento de alimentos. Terão duração de quatro horas, com, aproximadamente, quinze vagas.

  41. III Jornada em Genética e Melhoramento de Plantas da EA/UFG (Evento - 2018 - Coordenação: Marcela Pedroso Mendes Resende) - A terceira edição da Jornada em Genética e Melhoramento de Plantas da EA/UFG terá como tema "Métodos de avaliação genética aplicados ao melhoramento: histórico e perspectivas", em que será convidado o Prof. Magno Ramalho, pesquisador da área de Melhoramento de Plantas, para falar sobre o histórico da Genética Quantitativa no Brasil. As demais palestras serão ofertadas apresentando as novas tecnologias em Genética, fazendo uma ligação com o histórico e as perspectivas futuras.

  42. Loja da Agricultura Familiar (Projeto - 2018-2019 - Coordenação: Graciella Corcioli) - Com o intuito de promover a Agro Centro-Oeste Familiar, a comissão organizadora irá montar uma loja no espaço colaborativo do Shopping Passeio das Águas, no período de 01/11/2018 a 31/12/2018.

  43. Curso de Segurança do Trabalho: experimentação de campo e laboratório (Curso - 2018 - Coordenação: Derblai Casaroli) - Visa capacitar os participantes a executar atividades de campo e de laboratório com segurança, evidenciando os riscos pertinentes a essas atividades, bem como os equipamentos de proteção individual (EPI) que devem ser utilizados nas atividades específicas. O curso será ministrado pelo Técnico de Segurança do Trabalho Josué Pereira Lima (SIASS/UFG).

  44. XVI Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Controle das principais pragas e doenças (Evento - 2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.

  45. Núcleo de Pesquisas em Biologia e Bioquímica dos Solos do Cerrado (Projeto - 2018-2021 - Coordenação: Eliana Paula Fernandes Brasil) - Será desenvolvido pela definição de grupos de estudos de biologia e bioquímica do solo, que terão ações planejadas nas temáticas: marchas analíticas em biologia do solo (Laboratório de Biologia do Solo), pesquisas (graduação e pós-graduação) em Biologia do Solo, criação de cursos de extensão visando à qualificação técnica e profissional e participação em editais de fomento à pesquisa e oferta de prestação de serviços laboratoriais em Biologia do Solo à comunidade científica e sociedade em geral.

  46. Plantando o Saber (Evento - 2018 - Coordenação: Adriana Régia Marques de Souza) - Com o intuito de conscientizar as crianças atendidas pelo Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Cecom), o PET EngAli realizará ação com o objetivo de proporcionar aos estudantes desse Centro conhecimentos básicos sobre higiene, importância de se alimentar adequadamente e processamento de biscoitos de amido de milho.

  47. Curso de Segurança do Trabalho: Riscos com Experimentação em Campo e Uso de Laboratórios (Curso - 2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Visa capacitar os participantes a executar atividades de campo e de laboratório com segurança, evidenciando os riscos pertinentes a essas atividades, bem como os equipamentos de proteção individual (EPI) que devem ser utilizados nas atividades específicas. O curso será ministrado pelo Técnico de Segurança do Trabalho Josué Pereira Lima (SIASS/UFG).

  48. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (Evento - 2018-2019 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - O Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) chega à sua 37ª edição, cuja realização será em Cuiabá, no estado de Mato Grosso, pelo Núcleo Regional Centro-Oeste de Ciência do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, e em parceria com a Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Mato Grosso e Embrapa Cerrados, além de outras instituições parceiras, no período de 21 de julho a 26 de julho de 2019. O evento reunirá professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, empresários e produtores rurais, bem como profissionais liberais, todos preocupados com a qualidade dos solos e, consequentemente, a sustentabilidade dos sistemas agrícola, pastoril, florestal e a exploração mineral. Visa ao avanço do conhecimento científico e à geração de tecnologias, com a preocupação em ser um fórum que contribua com políticas públicas sobre o uso sustentável dos solos como meio para manutenção da vida na terra. Para a programação do evento serão reunidos palestrantes, debatedores e moderadores com experiência comprovada nas suas áreas, integrando profissionais do Brasil e do exterior que tenham se destacado pela contribuição à Ciência do Solo. Além disso, serão apresentados trabalhos de pesquisa na forma de pôster e oral, realizados minicursos e excursões técnicas. Durante o evento, haverá exposição das principais ações dos programas de Educação em Solos, como instrumento de Educação Ambiental, de equipamentos e produtos para laboratórios, livros, fertilizantes e vários outros serviços ligados à Ciência do Solo.

  49. XXXVI Congresso Brasileiro de Nematologia (Evento - 2018-2019 - Coordenação: Mara Rúbia da Rocha) - Com o tema "Nematoides: da Ciência ao Campo", o 36º Congresso Brasileiro de Nematologia será realizado no Ecologic Ville Resort, na cidade de Caldas Novas - GO, no período de 26 a 30 de maio de 2019. Promovido pela Sociedade Brasileira de Nematologia e organizado pelo Instituto Federal Goiano, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, conta, ainda, com o apoio da Embrapa Hortaliças, Universidade de Maringá e Universidade Federal de Uberlândia. Estão previstas, na programação técnico-científica, palestras e mesas-redondas abordando as temáticas: taxonomia de nematoides; nematoides em fruticultura; manejo de solo no controle de nematoides; indução de resistência sistêmica de plantas a nematoides; biologia molecular na nematologia; manejo de nematoides nas culturas da cana-de-açúcar, soja, milho e algodão. Na oportunidade, haverá apresentação de aproximadamente 250 trabalhos na forma de pôsteres, bem como a divulgação e promoção de produtos e serviços das empresas patrocinadoras do evento.

  50. Pesquisa e geração de tecnologia de informação para fins de gestão da produção agropecuária de soja (Projeto - 2018-2020 - Coordenação: Klaus de Oliveira Abdala) - Pretende assessorar a empresa Neofield na criação e difusão de sistema de gerenciamento da produção de soja, com base em tecnologia de informação. Para tanto, utilizará um conjunto de métodos para o desenvolvimento do sistema de gestão de informação, validação dos parâmetros e divulgação dos resultados junto à comunidade acadêmica e empreendedores pertencentes ao complexo produtivo de soja.

  51. Detecção e monitoramento de resistência de insetos a inseticidas e produtos microbianos: subsídios para implementação de estratégias de manejo da resistência (Projeto - 2018-2021 - Coordenação: Karina Cordeiro Albernaz Godinho) - Objetiva fornecer subsídios para a implementação de um programa de manejo da resistência de insetos a inseticidas e produtos microbianos nos principais cultivos no estado de Goiás. Para a realização dos trabalhos relacionados à resistência de insetos a inseticidas e produtos microbianos, as populações das pragas-alvos de estudo serão coletadas em áreas de produtores e levadas para o Laboratório de Manejo Integrado de pragas (MIP). Serão escolhidas áreas de cultivo representativas para o estado de Goiás. Para a caracterização toxicológica aos inseticidas e produtos microbianos, serão testadas concentrações para todos os inseticidas e produtos microbianos espaçadas logaritmicamente, de modo a obter uma curva de mortalidade de 5 a 95% para cada produto a ser avaliado. Serão realizadas de 8 a 10 repetições para cada concentração, sendo testadas, no mínimo, 96 lagartas/concentração. As doses diagnósticas de DL 95 e 97% de mortalidade serão definidas e utilizadas no monitoramento da suscetibilidade dos insetos aos principais grupos químicos utilizados. Espera-se, ao final do projeto, obter informações importantes para os produtos, a respeito das principais moléculas de inseticidas comercializadas ou a serem comercializadas no Brasil, para diferentes pragas e culturas, obtendo-se, com isso, novas alternativas de controle com agrotóxicos, bem como mantendo a permanência desses produtos por mais tempo no mercado, estabelecendo o manejo da resistência de diferentes pragas a inseticidas e produtos microbianos.

  52. XVII Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar de Goiás - Manejo de Variedades, Maturadores e Inibidores (Evento - 2018 - Coordenação: Rilner Alves Flores) - Tem como propósito promover palestra sobre o tema da reunião e apresentação de casos. Na sequência, há espaço para debates entre os presentes. Também há espaço para empresas fornecedoras de insumos, equipamentos ou serviços apresentarem aquilo que têm para oferecer ao setor. Engenheiros Agrônomos, Administradores, Gerentes Agrícolas, Técnicos Agrícolas, empresários, fornecedores de cana-de-açúcar e de insumos e vários outros profissionais, além de pesquisadores, professores da UFG e de outras instituições, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação, constituem o público.

  53. Engenharia Florestal em Campo (Projeto - 2018-2019 - Coordenação: Sybelle Barreira) - Objetiva aproximar os estudantes de Engenharia Florestal das atividades práticas e in loco. Tem-se como metodologia visitas a produtores florestais e, posteriormente, um trabalho de mentoria, visando à resolução de questões trazidas pelos estudantes e retorno de prováveis soluções aos produtores. Foram selecionados estudantes para estas atividades que contarão com a mentoria de engenheiros florestais do estado de Goiás e professores do curso de Engenharia Florestal.

  54. V Encontro de Egressos da EA (Evento - 2018-2019 - Coordenação: Marcos Gomes da Cunha) - Tem por finalidade promover a confraternização dos ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Agronomia da UFG.